terça-feira, agosto 05, 2008

 

Barroso em Resumo

1) Encontro de Concertinas, Festa da Juventude e Celtirock 2008
São vários os acontecimentos lúdicos/culturais no nosso concelho durante o mês de Agosto ou não fosse esta a época do ano em que o Barroso tem mais população. Para além desse aspecto, Montalegre ainda conta com uma Câmara que governa mais para os emigrantes do que para os que cá vivem o ano inteiro. Mas nem todos os eventos têm a mesma atenção, que o diga o Celtirock.
Concentração de Concertinas
Integrada nas festas do Concelho e uma das maiores apostas deste ano do Município, realiza-se hoje, dia 5 de Agosto a 1º Concentração de concertinas de Montalegre.
Um dia que se prevê de festa com vários nomes conhecidos deste género musical como é o caso do Cunha de Vila Verde, Sargaceira, Carlos Ribeiro, Carvalho da Cucana, Lopes de Cabeceiras, Celorico, Maria Celeste, Adília de Arouca, Duarte da Póvoa, entre outros.
Festa da Juventude
Nos últimos tempos o que mais tem havido é festas e excursões de idosos, que são o que mais abunda por estes lados; e ainda há dias se realizou um encontro deles no Senhor da Piedade. De tal forma que, sempre que se fala em juventude ou encontro de jovens neste concelho envelhecido, é motivo para fazer uma festa e dar a notícia.
Integrada no programa das Festas Concelhias 2008, a Festa da Juventude realiza-se no dia 8 de Agosto no Castelo de Montalegre com um leque de desafios que, por certo, vão convencer os muitos jovens que por esta altura habitam no concelho de Montalegre. Será no dia 8 de Agosto, e o Castelo de Montalegre é o palco de jogos e concertos.
De acordo com o programa, a juventude é desafiada a dar asas à imaginação, desfrutando de um dia diferente, composto por "animação, boa onda e música sempre a top!".
Celtirock 2008
Apesar de ser o festival mal-amado do município, de tal forma que nem sequer é mencionado ou incluído no programa das festas concelhias 2008, o Celtirock, Festival Internacional de Música Celta, é uma certeza para este Verão, já com data marcada para 16 e 17 de Agosto na característica e famosa aldeia de Vilar de Perdizes, que tão bem o acolheu já em 2007.
De facto, não se percebe porque tanto desprezo para o acontecimento musical de mais qualidade do nosso concelho. Não nos parece que os adeptos deste tipo de música sejam todos "do contra" e que, por isso, não dê votos apoiar este evento, mas há escolhas que são mesmo incompreensíveis.
O programa deste ano ainda não está totalmente delineado mas há garantias de várias bandas nacionais e internacionais de qualidade, além outras actividades que primam pela diferença, como workshops, mercado de produtos biológicos, artesanato, licores, etc.

2) Segada e Malhada em Paredes do Rio
Se há necessidade de fazer uma segada e malhada tradicionais, é porque há consciência de que estas actividades rurais já não se praticam no ambiente natural e, por isso, é preciso recriá-las. É isso o que mais uma vez vai acontecer nos dias 9 e 10 de Agosto de 2008, na aldeia de Paredes do Rio. A Segada e Malhada tradicionais levarão a aldeia a reavivar os velhos tempos.
Trata-se de uma organização da Associação Social e Cultural de Paredes do Rio, apoiada pelo Ecomuseu de Barroso, pelo PNPG e Rádio Montalegre e que tem por trás a figura tutelar do Presidente da Junta, Acácio Moura. "Este Presidente é que puxa para Paredes!", afirma o povo reconhecido.
A Segada terá lugar no dia 9, enquanto que a Malhada será no dia seguinte. Todavia, estas actividades não surgem isoladas. Os visitantes poderão participar numa merenda animada pelo Grupo de Acordeões de Paredes do Rio; e, mais interessante, poderão percorrer a rota dos artesãos no dia 10. Da rota constam a tecedeira, a dobadeira, o cesteiro, o ferreiro, o escultor, o carpinteiro, o croceiro, o pedreiro, o molhelheiro, o serrinhas, os padeiros e o carabunhador, enfim, uma série de profissões que ou estão em risco de desaparecer ou já estão extintas e, por isso, é preciso recriá-las.
Recorde-se ainda que esta aldeia que é das mais bem preservadas do Concelho e, culturalmente, a mais activa, só agora (de pois de muitos rogos, insistência e ameaças) é que está dotada de saneamento e, mesmo assim, foi feito à custa das pesadas taxas lançadas ao povo, como é do conhecimento geral. Foi um caso excepcional de investimento em saneamento, porque a política da Câmara não está para aqui virada. A Câmara está virada para os grandes projectos da Pista Automóvel e do Pavilhão Multiusos, o monstro. Aldeia é para acabar.

3) Celebrações do Dia dos Avós
No passado dia 25 de Julho, celebrou-se o Dia Internacional dos Avós e a Santa Casa da Misericordia de Montalegre não deixou passar este dia em claro. Juntamente com outras 7 instituições sociais do concelho convidadas, proporcionou um dia diferente aos nossos idosos.
Foi pena o S. Pedro não ter ajudado, pois não permitiu várias actividades ao ar livre previstas para o recinto do Senhor da Piedade, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores. Mesmo assim, a animação reinou, com uma missa e almoço de confraternização nas instalações da Santa Casa. A concentração deu-se pelas 10h30m antes da missa uma hora depois e do almoço oferecido pela Santa Casa. Durante a tarde o convívio ocorreu nas instalações da instituição com música ambiente com concertinas e boa disposição constante. Para o sr. Domingos, que veio do lar de Salto , este "foi o dia mais feliz da minha vida, andei a dançar, comi e bebi bem fui à missa, hoje o dia esteve muito bonito".
Também a biblioteca municipal de Montalegre, decidiu assinalar este dia com um teatro alusivo à data, no seu auditório, depois de já no dia anterior ter desafiado alguns avós a participarem em várias actividades com os livros.

4) Associação Chã Criativa promove actividades
A Associação Chã Criativa, sob a presidência de Manuela Duarte, conta com dois anos de existência e é constituída por jovens da Freguesia de Chã. Promove várias actividades ao longo do ano e, para este Verão, tem já elaborado o seu plano.
Organizou no dia 20 de Julho a Festa dos Avós na Sede da Junta com peças de teatro, poemas e músicas de concertinas dos alunos da Escola de Música, que foi recentemente criada. As aulas decorrem todas as quintas-feiras e, apesar de recente, conta com um número significativo de alunos. Têm sido muitos os curiosos que se deslocam à Sede da Junta para assistir aos ensaios e vê-los actuar.
Nos dias 1 e 2 de Agosto, decorrerá o Acampamento no Ourigo e será animado por jogos tradicionais.
Nos dias 9 de Agosto decorrerá um Torneio de Voleibol e no dia 10 uma Gincana de Bicicletas.

 

Destaque 2


Boi Mais Caro do País Derrotado
Realizou-se no passado dia 27, no campo de Chegas da Senhora da Saúde, em Vilar de Perdizes, a primeira das designadas "Chegas de Campeões" deste Verão. Numa excelente tarde de sol e algum calor foram perto de um milhar os fanáticos do "desporto-rei" do Barroso que acolheram ao referido santuário, e não era para menos, ou não fosse "liar", o boi mais caro de sempre, o Cordeiro do Chico de Mourilhe, comprado no final do Verão passado por 20 mil euros (4 mil contos na moeda antiga).
No entanto, antes do "prato principal" ainda foram servidas duas chegas, uma das quais bem interessante e que opôs o boi de Montalegre propriedade dos CTT ao boi do Abel de Salto, dois bonitos e fortes animais cruzados de Limousine. Logo no primeiro instante em que os animais "deram a cabeça", o boi de Salto fugiu alguns metros, mas perante a insistência do público, e do próprio dono, regressou à luta que acabou por ganhar ao fim de quase vinte minutos. Apesar disso o boi dos CTT merecia melhor sorte pois dominou quase sempre, acabando por esgotar as suas forças perante o boi de Salto mais pesado e experiente, que apesar de dominado soube esperar o momento certo para dar o golpe fatal no adversário.
Seguiu-se a chega mais aguardada e que opôs o referido Cordeiro do Chico (vermelho na foto) ao boi Zorro do Calvô (preto na mesma foto), responsável pela organização. Quase todos apostavam no boi dos "4 mil contos", por ser mais pesado e por ser um grande "liador", mas inesperadamente a vitória acabaria por sorrir ao Zorro, e em apenas meia dúzia de minutos. O Cordeiro teve uma entrada de gigante e o Zorro defendeu-se como pôde, sem poder usar a sua famosa "galha". Por duas vezes o boi do Chico ameaçou tombar o boi do Calvô que mostrou uma coragem incrível e soube reagir à entrada de rompante do primeiro, sem se deixar derrubar ou encostar ao muro. A determinada altura os papeis inverteram-se e foi o Cordeiro que ficou mais perto do muro de pedra (foto), acabando mesmo, e algo estranhamente, por se deixar encostar (apesar de ser mais pesado e forte). Encostado "às cordas" e bem preso pelos cornos do Zorro, o boi mais caro da história vacilou, e com o seu próprio peso acabou por se ferir no corno esquerdo na tentativa de se libertar. Foi bem audível entre os presentes o estalar da "galha". Quando os animais voltaram a encostar as cabeças, o Cordeiro não terá aguentado as dores e fugiu, entregando a vitória e o fogo ao Zorro e ao Calvô, que ficou visivelmente emocionado. Com o fim de um mito, nasce outro e aí está o Zorro, campeão e à espera de novos desafios.

 

Destaque

Tourém e Vilar de Perdizes:
duas aldeias unidas pelo signo do contrabando

O contrabando contribuiu durante largos séculos para o desenvolvimento económico da aldeia fronteiriça de Barroso. Duas das melhores aldeias do concelho, Vilar de Perdizes e Tourém, devem justamente essa prosperidade relativa a esta actividade. Isso mostra como o contrabando é fomentador de desenvolvimento e que, se calhar, em vez de reprimido, devia ser incentivado, mesmo hoje, em tempo de fronteiras abertas. E, se calhar, em vez de as pessoas andarem a brincar aos contrabandistas, deviam antes exercer o contrabando.
Pois bem, duas aldeias, fazendo jus à fama, vão recriar a actividade do contrabando.
O passado e o presente nos carreiros do contrabando em Vilar de Perdizes
Dia 9 de Agosto a aldeia de Vilar de Perdizes vive uma jornada que invoca uma das mais memoráveis práticas do passado: o contrabando. Esta iniciativa, sob o lema "O passado e o presente nos carreiros do contrabando", vai ser organizada pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes e contará com o apoio do Ecomuseu de Barroso, Junta de Freguesia, do Padre Fontes e da Rádio Montalegre.
Esta actividade servirá também para tentar desanuviar o clima de tensão que se vive entre o Presidente da Câmara e a aldeia, por o Ministério da Educação decretar o fecho da escola e o Presidente vir a terreiro declarar-se inequivocamente contra o povo e a favor do Ministério. O Presidente da Junta que, com o seu silêncio, tomou partido a favor da Câmara e contra o povo, procurará também tirar dividendos do encontro como se o honrado povo fosse de memória curta ou se vendesse por "dez vinténs de mel coado".
Esta iniciativa surge pouco depois de o Município ter inaugurado a Rota do Contrabando de Vilar de Perdizes. Para participar é preciso pagar 5 euros.
Noite de Contrabando em Tourém
Também em Tourém, uma das mais bem conservadas aldeias do Concelho e como Vilar, terra ligada ao contrabando (e também terra onde a escola vai fechar), a sua Junta de Freguesia, com o apoio do Ecomuseu de Barroso e da Rádio Montalegre, vai organizar a "Noite de Contrabando". Será no dia 11 à noite e diz-se que terá encenação surpreendente.
A viagem por este imaginário inicia-se, pelas 20 horas, no coração da aldeia, mais concretamente no Largo do Cruzeiro. Acto contínuo, dá-se a saída dos "contrabandistas" que vão fazer um périplo mítico por aquela aldeia fronteiriça: passagem pelo marco 100, visita à aldeia galega de Randín e, por fim, convívio no centro da aldeia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela