terça-feira, agosto 05, 2008

 

Barroso em Resumo

1) Encontro de Concertinas, Festa da Juventude e Celtirock 2008
São vários os acontecimentos lúdicos/culturais no nosso concelho durante o mês de Agosto ou não fosse esta a época do ano em que o Barroso tem mais população. Para além desse aspecto, Montalegre ainda conta com uma Câmara que governa mais para os emigrantes do que para os que cá vivem o ano inteiro. Mas nem todos os eventos têm a mesma atenção, que o diga o Celtirock.
Concentração de Concertinas
Integrada nas festas do Concelho e uma das maiores apostas deste ano do Município, realiza-se hoje, dia 5 de Agosto a 1º Concentração de concertinas de Montalegre.
Um dia que se prevê de festa com vários nomes conhecidos deste género musical como é o caso do Cunha de Vila Verde, Sargaceira, Carlos Ribeiro, Carvalho da Cucana, Lopes de Cabeceiras, Celorico, Maria Celeste, Adília de Arouca, Duarte da Póvoa, entre outros.
Festa da Juventude
Nos últimos tempos o que mais tem havido é festas e excursões de idosos, que são o que mais abunda por estes lados; e ainda há dias se realizou um encontro deles no Senhor da Piedade. De tal forma que, sempre que se fala em juventude ou encontro de jovens neste concelho envelhecido, é motivo para fazer uma festa e dar a notícia.
Integrada no programa das Festas Concelhias 2008, a Festa da Juventude realiza-se no dia 8 de Agosto no Castelo de Montalegre com um leque de desafios que, por certo, vão convencer os muitos jovens que por esta altura habitam no concelho de Montalegre. Será no dia 8 de Agosto, e o Castelo de Montalegre é o palco de jogos e concertos.
De acordo com o programa, a juventude é desafiada a dar asas à imaginação, desfrutando de um dia diferente, composto por "animação, boa onda e música sempre a top!".
Celtirock 2008
Apesar de ser o festival mal-amado do município, de tal forma que nem sequer é mencionado ou incluído no programa das festas concelhias 2008, o Celtirock, Festival Internacional de Música Celta, é uma certeza para este Verão, já com data marcada para 16 e 17 de Agosto na característica e famosa aldeia de Vilar de Perdizes, que tão bem o acolheu já em 2007.
De facto, não se percebe porque tanto desprezo para o acontecimento musical de mais qualidade do nosso concelho. Não nos parece que os adeptos deste tipo de música sejam todos "do contra" e que, por isso, não dê votos apoiar este evento, mas há escolhas que são mesmo incompreensíveis.
O programa deste ano ainda não está totalmente delineado mas há garantias de várias bandas nacionais e internacionais de qualidade, além outras actividades que primam pela diferença, como workshops, mercado de produtos biológicos, artesanato, licores, etc.

2) Segada e Malhada em Paredes do Rio
Se há necessidade de fazer uma segada e malhada tradicionais, é porque há consciência de que estas actividades rurais já não se praticam no ambiente natural e, por isso, é preciso recriá-las. É isso o que mais uma vez vai acontecer nos dias 9 e 10 de Agosto de 2008, na aldeia de Paredes do Rio. A Segada e Malhada tradicionais levarão a aldeia a reavivar os velhos tempos.
Trata-se de uma organização da Associação Social e Cultural de Paredes do Rio, apoiada pelo Ecomuseu de Barroso, pelo PNPG e Rádio Montalegre e que tem por trás a figura tutelar do Presidente da Junta, Acácio Moura. "Este Presidente é que puxa para Paredes!", afirma o povo reconhecido.
A Segada terá lugar no dia 9, enquanto que a Malhada será no dia seguinte. Todavia, estas actividades não surgem isoladas. Os visitantes poderão participar numa merenda animada pelo Grupo de Acordeões de Paredes do Rio; e, mais interessante, poderão percorrer a rota dos artesãos no dia 10. Da rota constam a tecedeira, a dobadeira, o cesteiro, o ferreiro, o escultor, o carpinteiro, o croceiro, o pedreiro, o molhelheiro, o serrinhas, os padeiros e o carabunhador, enfim, uma série de profissões que ou estão em risco de desaparecer ou já estão extintas e, por isso, é preciso recriá-las.
Recorde-se ainda que esta aldeia que é das mais bem preservadas do Concelho e, culturalmente, a mais activa, só agora (de pois de muitos rogos, insistência e ameaças) é que está dotada de saneamento e, mesmo assim, foi feito à custa das pesadas taxas lançadas ao povo, como é do conhecimento geral. Foi um caso excepcional de investimento em saneamento, porque a política da Câmara não está para aqui virada. A Câmara está virada para os grandes projectos da Pista Automóvel e do Pavilhão Multiusos, o monstro. Aldeia é para acabar.

3) Celebrações do Dia dos Avós
No passado dia 25 de Julho, celebrou-se o Dia Internacional dos Avós e a Santa Casa da Misericordia de Montalegre não deixou passar este dia em claro. Juntamente com outras 7 instituições sociais do concelho convidadas, proporcionou um dia diferente aos nossos idosos.
Foi pena o S. Pedro não ter ajudado, pois não permitiu várias actividades ao ar livre previstas para o recinto do Senhor da Piedade, à semelhança do que já aconteceu em anos anteriores. Mesmo assim, a animação reinou, com uma missa e almoço de confraternização nas instalações da Santa Casa. A concentração deu-se pelas 10h30m antes da missa uma hora depois e do almoço oferecido pela Santa Casa. Durante a tarde o convívio ocorreu nas instalações da instituição com música ambiente com concertinas e boa disposição constante. Para o sr. Domingos, que veio do lar de Salto , este "foi o dia mais feliz da minha vida, andei a dançar, comi e bebi bem fui à missa, hoje o dia esteve muito bonito".
Também a biblioteca municipal de Montalegre, decidiu assinalar este dia com um teatro alusivo à data, no seu auditório, depois de já no dia anterior ter desafiado alguns avós a participarem em várias actividades com os livros.

4) Associação Chã Criativa promove actividades
A Associação Chã Criativa, sob a presidência de Manuela Duarte, conta com dois anos de existência e é constituída por jovens da Freguesia de Chã. Promove várias actividades ao longo do ano e, para este Verão, tem já elaborado o seu plano.
Organizou no dia 20 de Julho a Festa dos Avós na Sede da Junta com peças de teatro, poemas e músicas de concertinas dos alunos da Escola de Música, que foi recentemente criada. As aulas decorrem todas as quintas-feiras e, apesar de recente, conta com um número significativo de alunos. Têm sido muitos os curiosos que se deslocam à Sede da Junta para assistir aos ensaios e vê-los actuar.
Nos dias 1 e 2 de Agosto, decorrerá o Acampamento no Ourigo e será animado por jogos tradicionais.
Nos dias 9 de Agosto decorrerá um Torneio de Voleibol e no dia 10 uma Gincana de Bicicletas.

Comments:
Embora este não seja o local apropriado, em virtude de o jornal do professor Carvalho de Moura ter divulgado o evento, o encontro de antigos alunos do colégio de Montalegre, deixo aqui a minha indignação. Então não é que o senhor presidente do município, antigo aluno da instituição, se apresenta no local numa viatura (BMW X3) do referido município. Em que qualidade é que foi ao evento, na de antigo aluno ou na de presidente? Alguns acharão isto perfeitamente normal. Mas aquilo que podemos dizer-lhes é que não é. É abuso, é peculato, nesta e noutras circunstâncias em que o senhor presidente do município utiliza as viaturas do referido como se de viaturas suas se tratasse. Não pode e se o fizer tem que prestar contas, tem que se justificar.
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela