segunda-feira, março 17, 2008

 

Destaque 2


Semana da Leitura - 3 a 7 de Março
Decorreu de 3 a 7 de Março, mais uma edição da Semana da Leitura, uma acção no âmbito do Plano Nacional da Leitura dos ministérios da Educação e Cultura, e que se destina à promoção da leitura e do livro junto de todas as crianças e jovens em época escolar.
Em Montalegre foram várias as actividades desenvolvidas pelas bibliotecas escolares (Montalegre e Baixo Barroso), em conjunto com a Associação de Pais e a Biblioteca Municipal de Montalegre.
De facto, uma das mais-valias foi a de levar os próprios pais à escola, e inseri-los em actividades com os seus filhos, como leitura de contos, etc.
Das outras actividades destaque para trabalhos manuais de representação de contos de escritores famosos (ex. La Fontaine), audição e declamação de poemas de vários poetas portugueses, leituras "com sumo", hora do conto, etc.
Também na biblioteca Municipal de Montalegre foram várias as actividades que atraíram muitas crianças e jovens do concelho, numa semana importante para o seu desenvolvimento cultural e humano, e que promete voltar em 2009.

 

Destaque


Comemorações do Dia Internacional da Mulher
No passado Sábado, 8 de Março, e pelo terceiro ano consecutivo, as mulheres de Montalegre juntaram-se para comemorar o seu dia. Este ano, a afluência superou as expectativas da organização, já que foram mais de uma centena as barrosãs que compareceram ao jantar de confraternização/comemoração realizado no Hotel Quality Inn.
A ideia desta festa partiu de um grupo de amigas e está assegurada para os anos vindouros, pelo sucesso que conseguiu. Segundo Susana Nogueira, elemento da organização, apesar das mulheres serem sempre especiais, este dia/noite "é mais um pretexto" para relembrar essa situação, além de que em Montalegre, tem uma importância acrescida esta comemoração pois "nesta noite saem mulheres que habitualmente não o fazem."
De facto, foi surpreendente esta noite, pois conseguiu juntar mulheres de diferentes faixas etárias e sociais, no jantar comemorativo. Terminado o jantar a animação continuou ao rubro, primeiro com a presença de um grupo de jovens tocadores de concertina e depois com uma escola de música e dança, que apresentou vários ritmos dançantes, que foi envolvendo, sem excepção, todas as mulheres presentes.
Um exemplo da boa disposição foi a dona Lina que afirmou mesmo que "a noite está tão boa, que por mim só ia segunda-feira (dia 10) pra casa".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela