quarta-feira, fevereiro 06, 2008

 

Desporto - Destaque

Montalegre acolhe Campeonato do Mundo de Orientação em BTT em 2010

Montalegre vai acolher o 8º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT no Verão de 2010, aproveitando o facto da nossa região ter condições naturais espectaculares para a prática deste tipo de desportos. Este acontecimento mundial promete trazer ao Barroso muitos praticantes (à volta de mil segunda a organização) e aficionados dos desportos radicais.
Montalegre tem uma responsabilidade acrescida uma vez que é a primeira vez que Portugal organiza um Campeonato do Mundo de Orientação de Elite. A decisão foi anunciada pela IOF (International Orienteering Federation) que por sua vez seleccionou a FPO (Federação Portuguesa de Orientação) para organizar o evento.
Para esta decisão muito pesaram as boas organizações que têm sido desenvolvidas nesta modalidade nos últimos anos, onde se destaca o Portugal O’Meeting (este ano decorrerá de 2 a 5 de Fevereiro no Algarve), várias provas a contar como WRE – World Ranking Event, e que culminará com a organização de 28 de Junho a 6 de Julho deste ano, do WMOC’08 – World Masters Orienteering Championships que trará cerca de 4.000 participantes à região de Leiria.
Para a organização deste evento, a FPO escolheu a região do Alto Tâmega e Barroso, promovendo uma zona com excelente potencial para a prática de BTT conjugada com uma área natural de grande interesse paisagística e cultural propícia para a prática de Orientação, resultando assim numa zona com óptimas condições para a disputa deste evento ao mais alto nível mundial de Selecções de Elite de Orientação em BTT.
Sublinhe-se que estarão presentes dezenas de selecções de Orientação em BTT de todo o Mundo em Montalegre, com equipas até 16 atletas (8 masculinos e 8 femininos), prevendo-se um número de cerca de 400 atletas do topo mundial inscritos e cerca de 1000 considerado o todo geral. O evento será constituído pelas seguintes provas, a disputar nos diferentes dias da semana:
- Final de Sprint
- Final de Distância Média
- Qualificatória para a Final de Distância Longa
- Final de Distância Longa
- Prova de Estafetas – 3 atletas por selecção
De modo a estarem reunidas todas as condições organizativas e logísticas, a FPO e a Câmara Municipal de Montalegre estabeleceram um protocolo que garante o compromisso de ambas as entidades na organização deste Campeonato do Mundo.
A assinatura formal deste protocolo decorreu no passado dia 20 no Parque Natural do Alvão onde estiveram presentes Augusto Almeida presidente da FPO, e Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, que garantiu um apoio directo de 60 mil euros.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela