quarta-feira, fevereiro 06, 2008

 

Desporto - Destaque

Montalegre acolhe Campeonato do Mundo de Orientação em BTT em 2010

Montalegre vai acolher o 8º Campeonato do Mundo de Orientação em BTT no Verão de 2010, aproveitando o facto da nossa região ter condições naturais espectaculares para a prática deste tipo de desportos. Este acontecimento mundial promete trazer ao Barroso muitos praticantes (à volta de mil segunda a organização) e aficionados dos desportos radicais.
Montalegre tem uma responsabilidade acrescida uma vez que é a primeira vez que Portugal organiza um Campeonato do Mundo de Orientação de Elite. A decisão foi anunciada pela IOF (International Orienteering Federation) que por sua vez seleccionou a FPO (Federação Portuguesa de Orientação) para organizar o evento.
Para esta decisão muito pesaram as boas organizações que têm sido desenvolvidas nesta modalidade nos últimos anos, onde se destaca o Portugal O’Meeting (este ano decorrerá de 2 a 5 de Fevereiro no Algarve), várias provas a contar como WRE – World Ranking Event, e que culminará com a organização de 28 de Junho a 6 de Julho deste ano, do WMOC’08 – World Masters Orienteering Championships que trará cerca de 4.000 participantes à região de Leiria.
Para a organização deste evento, a FPO escolheu a região do Alto Tâmega e Barroso, promovendo uma zona com excelente potencial para a prática de BTT conjugada com uma área natural de grande interesse paisagística e cultural propícia para a prática de Orientação, resultando assim numa zona com óptimas condições para a disputa deste evento ao mais alto nível mundial de Selecções de Elite de Orientação em BTT.
Sublinhe-se que estarão presentes dezenas de selecções de Orientação em BTT de todo o Mundo em Montalegre, com equipas até 16 atletas (8 masculinos e 8 femininos), prevendo-se um número de cerca de 400 atletas do topo mundial inscritos e cerca de 1000 considerado o todo geral. O evento será constituído pelas seguintes provas, a disputar nos diferentes dias da semana:
- Final de Sprint
- Final de Distância Média
- Qualificatória para a Final de Distância Longa
- Final de Distância Longa
- Prova de Estafetas – 3 atletas por selecção
De modo a estarem reunidas todas as condições organizativas e logísticas, a FPO e a Câmara Municipal de Montalegre estabeleceram um protocolo que garante o compromisso de ambas as entidades na organização deste Campeonato do Mundo.
A assinatura formal deste protocolo decorreu no passado dia 20 no Parque Natural do Alvão onde estiveram presentes Augusto Almeida presidente da FPO, e Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, que garantiu um apoio directo de 60 mil euros.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela