terça-feira, maio 03, 2011

 

Destaque 2

Escola secundária vence prémio mundial de música
Foi em clima de euforia que os alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz foram recebidos na semana passada na Praça do Município, em Montalegre, depois de uma longa viagem desde Itália.
Os alunos representaram Portugal, de 6 a 10 de Abril, no 13º Festival Mundial de Criatividade nas Escolas, em Sanremo (Itália), e conquistaram o primeiro prémio na categoria de música popular. À chegada à vila de Montalegre foram recebidos com foguetes, fanfarra e recepção no salão nobre da câmara, onde foram homenageados e agraciados com a medalha do município. Este acto encheu de vaidade e orgulho, não só os pais presentes, professores e escola, como também o corpo executivo da autarquia. Também foi o Município que financiou a deslocação a Itália de alunos e professores acompanhantes no valor de 30 mil Euros.
Alexandre Baptista, David Bártolo, Paulo Gonçalves, Tiago Lopes (todos moradores em Montalegre), Catarina Dias, de Gralhós, João Dias, de São Vicente, Luís Rodrigues, de Vilaça, Marcelo Alves, de Antigo de Sarraquinhos, e Vanessa Pereira, de Meixide, com idades entre os 12 e os 18 anos, foram os tocadores de concertina que representaram o País em Itália. E brilharam.
Paulo Gonçalves, de 14 anos, fez questão de explicar toda a emoção, que garantiu ser única e indescritível. “Participar num festival mundial, fora de Portugal, já é muito bom, mas estarmos numa sala com mais de 1500 pessoas e ouvir que a escola vencedora era a Escola Bento da Cruz, de Portugal, foi de mais. Ficámos roucos de tanto gritar, pulámos todos juntos com a alegria”, explicou. Uma emoção partilhada pelo director do Agrupamento de Escolas de Montalegre, João Surreira e pelo Vice-Presidente, Orlando Alves, em representação do presidente da Câmara: “A vitória do mérito de quem se apruma, de quem faz um esforço para ser bom. É uma vitória também da nossa cultura que teve um momento alto de projeção e de divulgação num palco prestigiadíssimo internacionalmente”.
Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, emocionou-se com o feito dos jovens do concelho. “A nossa juventude é de uma terra tão pequenina, tão isolada e pode ser a melhor em qualquer parte do Mundo”, disse a vereadora ao receber os estudantes.
Recorde-se que a candidatura da Bento da Cruz foi enviada para a organização italiana após a realização do Festival das Concertinas, feito no dia 23 de Janeiro, no Pavilhão Multiusos, em Montalegre; recorde-se também que este prémio de música popular (concertinas) só foi possível devido ao investimento monetário que os alunos fizeram na aprendizagem da modalidade nas escolas de música particulares da região.
Outras informações da 13 ª edição do GEF Sanremo 2011 em www.gef.it

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela