sexta-feira, março 27, 2009

 

Barroso em Resumo

1) Educação Ambiental na Chã
A RESAT e a Associação Chã Criativa estão a promover um projecto de educação ambiental na Freguesia de Chã, pertencente ao município de Montalegre, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da reciclagem, incentivando a redução e reutilização dos resíduos.
No decorrer do ano 2009, a Associação Chã Criativa em colaboração com a RESAT vão levar a cabo um projecto de educação ambiental na Freguesia de Chã do município de Montalegre com diversas acções de sensibilização para toda a população dessa Freguesia.
A primeira iniciativa deste projecto efectuou-se no passado dia 01 de Março de 2009 com a realização de uma acção de sensibilização sobre o ambiente, na qual foi focado assuntos relacionados com a actividade da RESAT, explicação daquilo que é a triagem dos RSU realizada pela RESAT, sensibilizando os presentes para a importância da separação dos resíduos e da sua reciclagem.
A acção foi realizada na Junta de Freguesia de Chã e contou com a presença de cerca de 40 pessoas pertencentes às 12 aldeias que constituem a Freguesia de Chã do município de Montalegre.
No final da acção de sensibilização, a RESAT ofereceu um ecoponto doméstico a cada pessoa que separou 8 kg de embalagens usadas de vidro, plástico/metal e papel/cartão. Foram entregues 20 ecopontos domésticos e ainda foram distribuídos brindes e folhetos informativos sobre a separação correcta dos resíduos nos ecopontos a todos os presentes.
Para terminar esta actividade de forma primorosa, todos os presentes dirigiram-se ao ecoponto mais próximo para depositar cerca de 200 kg de embalagens usadas, promovendo a implementação de boas práticas de separação.
Com esta iniciativa, a RESAT pretendeu contribuir para o aumento da deposição dos resíduos nos ecopontos e para a consciência ambiental no que diz respeito à redução dos resíduos, à cidadania e à qualidade de vida das populações dessa Freguesia.

2) Anúncio publicitário do concurso Euromilhões sobre Montalegre afinal foi gravado em Boticas
A nova série de anúncios promocionais do Euromilhões, que todos os dias "entram" nas nossas casas através da televisão, foi integralmente gravada no concelho de Boticas, tendo sido utilizadas para tal as instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Boticas e as imediações da igreja românica de Covas do Barroso (ver foto em cima). Esta série de anúncios retratam a história de um "euromilionário" de Montalegre, o Sr. Nuno Cabral, que, depois de ter acertado nos números e nas "estrelinhas" mágicas deste concurso, decide monopolizar os meios de comunicação, comprando uma estação de televisão e passando apenas a transmitir folclore transmontano.
A equipa que produziu esta série de anúncios encontrou em Boticas as condições ideais para a sua realização, contribuindo, assim, para a divulgação de toda a região e da sua cultura, destacando-se o folclore transmontano e a raça barrosã, tão bem representada nestes anúncios.

3) Sexta 13 - "Noite das Bruxas"
Depois de Fevereiro, a magia voltou a Montalegre, capital do misticismo.
"O Cálice da Alegria": foi assim denominado o espectáculo teatral que saiu às ruas de Montalegre na noite de ontem, sexta-13. Foi uma co-produção da Câmara Municipal de Montalegre / Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso, encenação de Moncho Rodriguez e com música de Narciso Fernandes. O elenco do espectáculo foi constituído por actores do Centro de Criatividade Póvoa de Lanhoso a juntar a mais de uma centena de participantes, entre actores, bailarinos, acrobatas e figurantes. A encenação teve mais de 100 participantes, entre actores, bailarinos, acrobatas e figurantes. Para isso a organização lançou o desafio às associações, Juntas de Freguesia e particulares para participarem no espectáculo como figurantes.
O Cálice da Alegria narrou a saga de alguns cómicos medievais que chegaram às portas de Montalegre à procura do elixir da alegria. Recebidos por duendes, diabos, bruxas e outras assombrações, passam uma louca aventura até chegarem ao Castelo, lugar onde dizem que feiticeiras guardam o líquido poderoso que queima as goelas e produz delirantes efeitos do riso.
O Centro de Criatividade preparou para esta encenação efeitos gigantescos de grande plasticidade, dragões que cospem fogo, carroças que voam pelo ar, pássaros gigantescos que sobrevoaram a noite de festa da sexta 13 de Março na vila de Montalegre. Toda a encenação foi acompanhada por efeitos musicais, e projecções de imagens arrepiantes.
Algumas unidades hoteleiras (Hotel Rural Casas Novas, em Casas Novas, Quinta da Mata em Vila de Nantes, e Hotel Casino de Chaves) assinalaram esta sexta-feira 13 de Março com algumas propostas para Montalegre, de duas noites, incluindo uma "Queimada das Bruxas", e "ceia no pote negro". Os preços variavam entre os 133,50 e os 154 Euros.

4) INEM atribuiu uma nova ambulância a Montalegre
Das 45 novas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregues no passado dia 27 de Fevereiro para renovação do parque de viaturas de emergência médica em todo o País, cinco viajaram até Trás-os-Montes. Os concelhos de Mesão Frio, Vila Real, Valpaços, Montalegre e Vimioso foram contemplados com veículos equipados com material de suporte básico de vida para os seus Postos de Emergência Médica. A cidade de Vila Real tem três viaturas INEM, distribuídas pelas suas duas corporações.
Segundo o presidente dos bombeiros de Montalegre, António Eduardo, as ambulâncias do INEM devem ser substituídas ao fim de cinco anos, mas na corporação que dirige chegaram com cinco anos de atraso. "Esta viatura veio substituir a que já existia há dez anos e que já começava com alguns problemas mecânicos, por causa do desgaste." Depois de ter em sua posse os relatórios regulares a dar conta desta situação, o INEM "viu que era uma questão de necessidade".
Com uma área de actuação que ronda os 400 quilómetros quadrados, sendo Vilar de Perdizes, Tourém e Pisões as localidades mais distantes, a corporação montalegrense acorre com frequência a sinistros rodoviários e de acidente vascular cerebral (AVC). "Trata-se de uma ambulância nova, já com outro tipo de equipamento, que vem dar resposta às nossas necessidades", frisou o presidente.

5) Festas do Concelho 2009
Já foi tornado público o programa das Festas do Concelho. A recomendação deixada, no ano passado, pelo O Povo de Barroso de que as festas do concelho não devem ser marcadas para os fins-de-semana porque estragam as festas das aldeias, foi em parte acatada. Muitos mordomos de festas queixaram-se (e com razão) da Câmara por lhe ter estragado a festa, depois de tanto dinheiro gasto e de tanto trabalho. Este ano, a nível de programação as coisas estão melhores, mas, ainda assim, não são as ideais.
JULHO:
- Maratona de Futsal
- IV Torneio de Futebol de Salão
- VIII Campeonato Pesca Desportiva (Barragem de Sezelhe) – Clube de Caça e Pesca "Os Barrosões"
26 – Domingo: 16H00 – Campeonato de Chegas de Bois Barrosões – Meias-finais.
AGOSTO:
01 – Sábado: 16H00 – Corrida de Cavalos no Campo do Rolo; 22H00 – Arraial na Praça do Município com IMPÉRIO SHOW; 24H00 – Sessão de fogo de artifício;
02 – Domingo: 10H00 – Procissão; 12H30 – Merendas no Senhor da Piedade; 15H00 - BANDA MUSICAL DE PARAFITA e BANDA MUSICAL DE LOUSADA; 18H30 – 2 Chegas de Bois; 22H00 – Arraial na Praça do Município: BANDA MUSICAL DE PARAFITA e BANDA MUSICAL DE LOUSADA; Orquestra ROCONORTE; 24H00 – Espectáculo Piro Musical;
05 – Quarta-feira: 22H00 – Arraial na Praça do Município com SANTA MARIA;
07 – Sexta-feira: 22H00 – Música Popular / Grupos Locais (Auditório Municipal);
08 – Sábado: CONCENTRAÇÃO DE CONCERTINAS E CANTARES AO DESAFIO; 12H00 – Convívio no recinto do Senhor da Piedade; 15H00 – Actuações em vários locais da vila de Montalegre (grupo e cantadores); 16H00 – Chega de Bois (4 bois); 20H00 – Jantar; 22H00 – Actuação na Praça do Município;
11 – Terça-feira: 22H00 – Baile na Praça do Município com TRIO BOÉMIOS; 24H00 – Espectáculo musical com CLAVE
13 – Quinta-feira - DIA DO EMIGRANTE: 11H00 – Feira do Prémio; 11H00 – Desfile dos Gaiteiros Pitões das Júnias; 17H00 – Chegas de bois (Final do Torneio de Chegas de Bois); 22H00 – Arraial na Praça do Município com JOSÉ MALHOA; 24H00 – Espectáculo musical com SOL NASCENTE;
18 – Terça-feira: 22H00 – Arraial na Praça do Município com QUIM BARREIROS
SETEMBRO:
03 a 06 – 5.ª a Domingo: XXIII Congresso Medicina Popular Vilar de Perdizes

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela