terça-feira, junho 10, 2008

 

Destaque 2


XXIV Encontro Transmontano de Clínica Geral: Montalegre - 29 a 31 Maio
Terminou no dia 31 de Maio, o XXIV Encontro Transmontano de Clínica Geral, um evento rotacional e cuja organização coube este ano ao Centro de Saúde de Montalegre, contando com o apoio da NaturBarroso, do Município de Montalegre, da região de Turismo e da ADRAT. Ao longo de 3 dias, o auditório do pavilhão Multiusos de Montalegre acolheu perto de 500 clínicos que discutiram acerca de algumas das principais doenças da actualidade, além de outros problemas que afectam a classe. Foi também uma oportunidade para as empresas farmacêuticas divulgarem alguns dos seus últimos produtos junto de médicos e do público barrosão em geral, que se deslocou aos multiusos, onde se realizou uma espécie de feira de medicamentos e acessórios médicos.
A sessão de abertura contou mesmo com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes. Coube ao Director do Centro de Saúde de Montalegre, Eugénio Fecha, abrir o evento, fazendo uma espécie de "retrato" da saúde no concelho, em particular do Centro de Saúde de Montalegre. Presentes também na sessão de abertura Pimenta Marinho, em representação do Ministério da Saúde, José Maria Andrade da ARS de Vila Real, Berta Gomes, coordenadora da sub-Região de Saúde de Bragança, além de Fernando Rodrigues em representação do Município de Montalegre.
Durante os três dias foram vários os temas expostos pelos vários especialistas convidados, com destaque no primeiro dia para a Hiperplasia Benigna da Próstata, que cada vez afecta mais homens em Portugal, a Osteoporose e Hipertensão Arterial, dois problemas quase crónicos na nossa sociedade.
No segundo dia do seminário, sexta-feira, doenças do foro cardiovascular, como os AVC´s além da Diabetes, estarão em debate. Também as doenças do foro urinário foram alvo de discussão.
O dia de Sábado, último do encontro, ficou marcado pela presença do famoso sexólogo, Professor Júlio Machado Vaz, conhecido pelas crónicas na Rádio antena 1, e que se deslocou a Montalegre para uma palestra/sessão com os alunos do secundário da escola Bento da Cruz. Um dia diferente para os jovens do concelho e que foi aproveitado para esclarecimento acerca de muitas dúvidas sobre a sexualidade, além de vários tabus da nossa sociedade como a homossexualidade.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela