segunda-feira, maio 05, 2008

 

Destaque

25 de Abril em Montalegre
Aproveitando as novas instalações que o pavilhão Multiusos de Montalegre dispõe, nomeadamente o auditório, recentemente inaugurado, o Município de Montalegre apostou este ano forte nas comemorações do 34º aniversário do "25 de Abril", com alguns espectáculos de Teatro e Música, além da habitual cerimónia do hastear da bandeira ao som do hino nacional na manhã do dia 25 (fotos CMM).
"Salazar - Ascensão e Queda"
As comemorações começaram na noite do dia 23, quarta-feira, com uma peça de teatro musical no bem composto Auditório Municipal de Montalegre intitulada "Salazar - Ascensão e Queda" e encenada por João Coutinho e interpretada pela Companhia de Teatro do Ribatejo. Trata-se de uma espécie de «grande viagem teatral ao Portugal do século XX, o Portugal rural de Salazar, o culto da personalidade, o ensino vigiado, a pobreza, o partido único, as lutas sociais, a Pide e a defesa do regime», animada por músicas que marcaram gerações como a do Soldadinho, Desfolhada e Grândola Vila Morena.
Cantigas de Abril pelos "Clave"
Na noite do dia 24 foi a vez do grupo barrosão Clave actuar no Auditório Municipal, praticamente cheio, interpretando as principais músicas de Abril. Uma excelente noite onde os mais velhos puderam reviver alegrias e angústias, e os mais novos conhecer as principais canções de Zeca Afonso (e de outros cantores da revolução), como o "Milho verde", "Maio maduro Maio", "Os vampiros", "A formiga no Carreiro", "Trova do vento que passa", a "Canção de embalar" (um dos momentos altos da noite e que contou com a participação especial de Mariana Pedreira na voz) e terminando em apoteose com a inevitável "Grândola, Vila Morena", acompanhada de pé e com muita emoção por quase todos os presentes.
Manhã do dia 25
Na manhã do dia 25 de Abril cumpriu-se a tradição com a cerimónia do hastear da bandeira portuguesa ao som do hino nacional tocado pela Banda Musical de Parafita. Também presentes as corporações dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e Salto (ver foto). A Direcção e Comando dos BV Montalegre aproveitaram a cerimónia para entregar as novas divisas aos elementos que progrediram na corporação além de uma homenagem pública aos bombeiros que intervieram no resgate dos cidadãos do Porto perdidos no Gerês no passado dia 3 de Fevereiro deste ano: João Miguel Pires Monteiro, Eduardo Filipe Gonçalves Costa, Mark Lage Moderno, Marco António Gonçalves Costae José Carlos de Jesus Rodrigues Moura.
Tarde do dia 25
Na tarde do dia 25 as comemorações regressaram ao Auditório Municipal de Montalegre. Primeiro com o habitual concerto da Banda de Parafita, pelas 15 horas, e depois com um espectáculo intitulado "Dançar, Cantar e Dizer Abril", muito bem interpretado pelo Grupo de Cantares da Casa do Professor de Vila Real e pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Montalegre. A organização deste espectáculo diferente coube à Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Montalegre.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela