terça-feira, maio 27, 2008

 

Barroso em Resumo

1) Carrilheiras de Barroso 2008

Aproveitando a beleza única das paisagens do barroso nesta época do ano, no último dia deste mês e no primeiro dia de Junho, o nosso concelho acolhe a edição 2008 das "Carrilheiras de Barroso - V Marcha de Montalegre e Rota do Contrabando". A organização, como habitualmente está a cargo do Município através do Ecomuseu de Barroso, e à qual se associam o Agrupamento de Escuteiros 1115 - Montalegre e o Clube Papaventos.
Durante os dois dias do evento os participantes poderão percorrer os vários percursos já marcados, e que os levarão por caminhos antigos de ligação entre aldeias e campos de cultivo, permitindo-lhe também assim um contacto directo com a população local, com os seus usos e costumes e do seu dia-a-dia na aldeia.
No sábado, dia 31 de Maio, haverá a concentração dos participantes seguindo-se a opção por três circuitos diferentes, que feitos na totalidade atingem os 50 km (21, 18 e 11 km respectivamente), todos eles com início e final no Parque das Margens do Cavado (local de concentração), na sua totalidade compostos por caminhos de terra, com excepção de pequenos troços, no início e no final, nos acessos ao dito Parque.
No Domingo haverá a inauguração da rota do Contrabando de Vilar de Perdizes: Partida de Vilar de Perdizes, passagem no Penedo de Caparinho. Inauguração da ponte que fará ligação a Videferre (não fazendo a subida) e almoço junto à capela de Santa Marinha. Regresso à aldeia de Vilar de Perdizes.
A organização tem ao dispor dos participantes pontos de água e alimentação e a possibilidade de usufruir do trabalho de vários massagistas (no secretariado), oferecendo ainda a todos os participante um polo alusivo à prova.
Para toda a informação sobre este evento e também para inscrições os interessados podem consultar a página oficial em www.carrilheiras.web.pt ou no Ecomuseu de Barroso (Tel. - 276 518 645; fax - 276 510 201)
As inscrições e respectivo pagamento (Federados - 12,50 Euros; Não Federados - 15,00 Euros), podem ser efectuados, sem penalização até 28 de Maio. Passado esse período o valor das inscrições será de 20,00 euros, ficando os participantes sem direito a seguro de actividade.

2) Lendas e Tradições do Barroso
Os alunos que frequentam o curso de formação do programa Novas Oportunidades da escola Bento da Cruz, em Montalegre, apresentaram no passado dia 7 de Maio, "Lendas e tradições do Barroso", juntamente com gastronomia, numa jantar/debate no Multiusos de Montalegre e no qual participaram representantes da DREN além de algumas individualidades do concelho, como o presidente do Município o Presidente do executivo da escola Bento da Cruz, o historiador José Dias Batista e o padre Fontes, que concluiu a noite com a inevitável queimada. Antes do jantar se iniciar os presentes ainda puderam apreciar a exposição dos vários trabalhos de recolha sobre os usos e costumes da nossa região.
3) Actividades da Biblioteca de Montalegre
Quando já se prepara mais uma edição da Feira do Livro de Montalegre, que se realizará, como habitualmente na primeira semana de Junho, a Biblioteca municipal não pára e continua a apresentar várias sugestões de estímulo à leitura.
Um exemplo disso foi a realização comemorativa do Dia Mundial da Família, no passado dia 14 de Maio, e aproveitando o novo horário continuo. Assim, e para estimulo da família e da leitura dentro desta, foram cedidos vários sacos de livros às várias famílias que ali se deslocaram este dia. O objectivo é o de estimular a leitura conjunta no lar, tentando ao mesmo tento substituir os livros por outras ocupações das famílias como o consumo em massa de novelas.
Já para comemorar o "Dia Internacional dos Museus" que se comemora no aniversário deste jornal, 18 de Maio, a Biblioteca, em parceria com o Ecomuseu criou a iniciativa " Memórias de Barroso" de 16 a 23 de Maio, onde estão patentes ao público duas exposições: Painéis fotográficos sobre a região - Patrimónios – e Fundo bibliográfico – Ler + sobre o Concelho". Este ano o Dia Internacional dos Museus é subordinado ao tema" Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento", escolhido pelo Conselho Internacional de Museus, que propõe uma reflexão sobre o papel social e ético dos museus na comunidade e sugere que desenvolvam parcerias com organizações e promovam o dialogo nas questões sociais e culturais.
4) Estrada Montalegre-Chaves, por Vila de Perdizes, alvo de candidatura ao QREN
Uma vez que parece não haver desenvolvimentos quanto a melhorias na estrada Nacional 103, com vista a torná-la numa via rápida, o que mostra o claro desinteresse do governo pela nossa região, as Câmara de Chaves e de Montalegre, uniram-se e candidataram-se ao programa comunitário Interreg, integrado no QREN, num projecto conjunto que visa a requalificação da estrada municipal que liga os dois concelhos, por Vila de Perdizes.
Esta requalificação, se vier a ser aprovado e financiada pelos fundos comunitários, irá encurtar em cerca de três quilómetros a distância entre os dois municípios.
O projecto está concebido em duas fases. Na primeira, as obras vão incidir no traçado entre Vilar de Perdizes e Soutelinho da Raia, que será quase na totalidade novo. Terão um custo de cerca de 2 milhões de euros. O restante troço da via, que necessita apenas de alguns melhoramentos, ficará para uma segunda fase, orçada em três milhões de euros.

5) Sexta-feira 13 regressa em Junho
O mês de Junho em Montalegre, irá ficar marcado pelo regresso da "noite das bruxas", em mais uma comemoração da sexta feira treze, a única em todo o ano 2008.
Aliado à Sexta-feira 13, realizar-se-á a Feira do Misticismo no Pavilhão Multiusos, onde se poderá encontrar tudo relacionado com este tema. Com muitos especialistas em várias áreas, desde a aromaterapia, a astrologia, a tarologia, a plantas medicinais e muitos mais.
O fim-de-semana será rodeado de mistérios e terá como pano de fundo o misticismo, o espiritualismo, o esoterismo e o ocultismo, aliados à magia que já se tornou presença assídua neste evento. O Horário será do 13 às 23 horas, durante os dias 13,14 e 15 de Junho. Irá haver espectáculo lúdico com Emiliano Faquir, com a actuação no dia 13, às 21 horas. No dia 13 haverá também restaurante no pavilhão multiusos, para além dos vários outros restaurantes na vila que aderem a este evento e que contaram com muita animação.

6) Grupo de Teatro Fórum Boticas fez a sua estreia com a peça "Avarias"
O Auditório Municipal de Boticas abriu as suas portas, no passado sábado, para a estreia da peça de teatro "Avarias" levada à cena pelo Grupo de Teatro Fórum Boticas, um grupo criado no seio da Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural que integra jovens e promissores actores do nosso concelho, orientados por Hermínio Fernandes e apostados em agitar culturalmente a nossa terra na arte de bem representar.
O muito público que marcou presença na estreia desta peça não deu o tempo por mal empregue, assistindo a um espectáculo divertido e até mesmo hilariante, aplaudindo e elogiando o desempenho dos jovens actores, que actuaram com um profissionalismo exemplar e souberam manter bem controladas as situações mais inesperadas e que sempre acontecem num espectáculo desta natureza.
A semente está lançada, esperando-se que, agora, muitos outros jovens possam agarrar o desafio e integrar este grupo, contribuindo para que o Teatro venha a impor-se em Boticas como um espectáculo para todos e provando que na nossa terra há muita gente talentosa que pode emprestar a favor do desenvolvimento cultural.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela