segunda-feira, maio 05, 2008

 

Barroso em Resumo

1) Dia Mundial do Livro em Montalegre

A Biblioteca Municipal de Montalegre não deixou passar em claro mais um "Dia Mundial do Livro", comemorado no passado dia 23 de Abril, e realizou uma série de actividades, sobretudo vocacionadas para os jovens, e dentro de uma rubrica mensal intitulada "Abril, Livros mil". À Biblioteca de Montalegre, juntou-se o Município, através da Vereadora da Educação, Fátima Fernandes, que fez um périplo pelas escolas do 1.º ciclo do concelho oferecendo um livro às crianças. A visita passou por Vila da Ponte, Venda Nova, Salto, Borralha, Cabril, Ferral, Paradela, Tourém, Vilar de Perdizes e Montalegre.
O livro em causa chama-se "Lendas, Contos e Tradições do Alto Tâmega e Barroso", recreadas por alunos do Ensino Básico - 1.º ciclo.
Este livro, agora oferecido às crianças do concelho, resultou de um projecto promovido pela Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), em parceria com os seis municípios associados e, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) através do programa Operacional da Região do Norte e que está a ser implementado com apoio das Bibliotecas Municipais através das escolas do Ensino Básico, em todo o território dos municípios do Alto Tâmega.
Este projecto, de promoção da leitura, tem por fim «alertar para a importância do livro e da leitura desde a primeira infância, informando e sensibilizando pais, avós e educadores para o desenvolvimento de acções de promoção do gosto da leitura».

2) Reunião da Associação de Pais
No passado dia 10 de Abril reuniu a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Montalegre, para apresentar aos encarregados de educação presentes, um breve esclarecimento quanto às funções da própria associação, na defesa dos interesses dos alunos, junto das entidades competentes.
Foi apresentado o plano de actividades, algumas que transitaram do ano anterior, como a participação de pais na semana da leitura que decorreu de 3 a 7 de Março, no âmbito do plano nacional de leitura, onde alguns pais se disponibilizaram para ir ler uma história a cada nível de ensino.
A associação vai também participar em temas curriculares desenvolvidos pela escola e inserir outros como o tabagismo, meio ambiente, agricultura biológica e educação sexual. Destes temas estão já em pratica alguns, como a educação sexual para o 8º e 9º ano que passa por duas fases: uma primeira abordagem cabe a uma psicóloga e uma segunda a uma enfermeira.
Está também em agenda comunicar às entidades superiores, como a DREN, questões que necessitam de intervenção, como a cantina da escola. No Conselho Municipal da Educação foi sugerida a mudança no projecto do novo pólo escolar para que haja uma área onde os alunos possam entrar para os autocarros abrigados do mau tempo.
Como na Escola Dr. Bento da Cruz as únicas áreas de ensino secundário disponíveis são a de ciências e cursos tecnológicos/profissionais, a associação solicitou a abertura de um curso de línguas/ humanidades. A reunião teve lugar no dia 11 de Abril com o presidente da autarquia Fernando Rodrigues, uma directora da DREN e o Presidente do Executivo João Surreira, para se tentar viabilizar este propósito.
A colaboração com a biblioteca municipal de Montalegre vai continuar, com a participação na feira do livro, um serão dia 6 de Junho (21h00) cujo tema se vai centrar na importância que a educação no seio familiar tem na postura do aluno no meio escolar. Como convidado estará presente Alexandre Favaios, psicólogo com larga experiência em casos de difícil adaptação e enquadramento na escola. A par disto, sugestões de leitura, destinados aos encarregados de educação, para melhor lidarem com estas problemáticas.

3) Prova de BTT e Marcha de Montalegre Cancelada
No dia 19 de Abril, sábado, realizou-se mais uma prova de pedestrianis-mo e BTT no nosso concelho designada "Maratona e Marcha de Montalegre 2008", a qual reuniu à volta de 200 participantes, e que ficou marcada pela intempérie e frio que se fizeram sentir neste dia no Barroso.
A organização esteve a cargo da Associação Desportiva ADEFACEC, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre, rádio Montalegre e das marcas Orbea e Store Bike.
As duas provas (BTT e percurso pedestre) tiveram início às 10 horas da manhã, já debaixo de alguma chuva e frio, mas que não fez estremecer a maioria dos presentes, já habituados a superar estas adversidades. No entanto, o percurso em BTT, composto por 50km, era muito duro, atravessando Padroso, Sezelhe, Ourigo e, de novo, Montalegre. Passado pouco mais de meia hora do início e já em plena serra de Padroso começou a nevar com muita intensidade, que dou um colorido muito engraçado e inesquecível para muitos participantes, mas que acabou por tornar o trajecto demasiado perigoso e praticamente intransponível, o que levou a organização a interromper a prova. A tristeza da desistência foi compensada para muitos com a beleza da natureza pintada de branco.
Apesar da parte desportiva ter sido cancelada a parte lúdica deste evento não deixou de acontecer e inclui um lanche convívio com produtos regionais, que certamente irá ajudar muitos dos atletas a voltar em breve, por exemplo, para a edição 2008 das "Carrilheiras de Barroso" com data prevista para o início de Junho.

4) Em Boticas: Comemorações do dia Mundial do Livro e 25 de Abril
No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Livro, que se celebrou no passado dia 23, um pouco por todo o mundo, a Biblioteca Municipal de Boticas, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Boticas – Gomes Monteiro, promoveu mais uma actividade cívica, educativa e cultural.
Assim, e durante todo o dia, o Auditório Municipal foi palco do visionamento temático sobre o 25 de Abril, vocacionado para ensinar e sensibilizar os alunos deste grau de ensino relativamente a este importante acontecimento histórico da jovem democracia portuguesa.
Desta forma, os alunos dos 1º e 2ºs anos, durante a manhã, e os alunos do 3º e 4º anos, durante a tarde, bem como as suas professoras, tiveram a oportunidade de ver e rever imagens que fizeram e fazem parte da história recente de Portugal.
No final desta actividade pedagógica e cívica, a Biblioteca Municipal de Boticas, disponibilizou àquelas docentes uma mala Pedagógica com materiais em diversos suportes, dirigidos quer aos alunos, quer aos professores, sobre esta importante temática, no sentido de os poderem trabalhar, desenvolver e explorar em contexto de sala de aula.
Foi um dia diferente mas muito importante para todos estes alunos que através desta actividade puderam desenvolver novas apetências e conhecimentos sobre este tema histórico e simultaneamente celebraram o Dia Mundial do Livro e a passagem de mais um 25 de Abril.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela