sexta-feira, abril 18, 2008

 

Destaque

Entrevista: LIBEL - Uma empresa de Enorme Futuro

A Segurança Alimentar e a Higiene e Segurança no Trabalho são dois temas que cada vez mais estão em voga na sociedade Portuguesa, fruto da integração na União Europeia, e das consequentes exigências que daí advieram.
Esta sociedade tem-se organizado para fazer face às novas exigências, surgindo várias empresas a apostar neste sectores. Em Montalegre surgiu recentemente a LIBEL, uma sociedade de dois jovens barrosões licenciados, Cristóvão Liberal e João Abel.
Numa altura em que o desemprego entre os jovens, mesmo licenciados, é muito elevado, este é um óptimo exemplo de empreendedorismo e que merece todo o destaque. Fomos falar com eles para nos darem o seu exemplo.

O Povo de Barroso (PB): Bom dia. Em poucas palavras, o que é a LIBEL?
Libel - "A LIBEL apresenta-se em Montalegre como uma empresa de consultadoria e auditorias em três áreas distintas: Higiene e Segurança e Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança Alimentar e Licenciamentos Ambientais e Industriais.
É constituída por dois jovens barrosões – João Abel e Cristóvão Calhelha. O João Abel, licenciado em Química e com formação profissional nas áreas de Higiene e Segurança no Trabalho e Licenciamentos Ambientais e Industriais, e o segundo licenciado em zootecnia e com formação profissional em Higiene e Segurança no Trabalho e Higiene e Segurança Alimentar. Ambos com CAP de formador.
Para dar a conhecer melhor os Serviços Prestados pela LIBEL, temos ao dispor dos nossos clientes os seguintes serviços de:
- Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho, Avaliações de Ruído; iluminância; Gases e Poeiras, Elaboração de Planos de Emergência e de Planos de Segurança e Saúde em Obra, implementação e monitorização de planos de HACCP e licenciamentos. Coadjuvando e quando necessário, formação nas áreas supra referidas."

PB. Quais os seus principais objectivos?
Libel - "Os principais objectivos da LIBEL, passam por garantir a qualidade e prontidão dos serviços no que concerne às áreas do nosso âmbito de aplicação, para que desta forma os barrosões, encontrem no seu próprio concelho uma empresa capaz de resolver eventuais lacunas existentes nas suas empresas.
Uma das prioridades da LIBEL nesta fase inicial, passa também por garantir um maior número de clientes na sua área de jurisdição, para que esta comece por ganhar estrutura e uma fonte de receitas capaz de a tornar numa empresa equilibrada. Numa fase subsequente, conseguir empregar para os seus quadros mais jovens licenciados do concelho de Montalegre, contrariando assim a retirada de jovens da nossa terra, e ao mesmo tempo, tornando-se uma empresa forte, competitiva e equilibrada."

PB. A quem se destinam os serviços prestados?
Libel - "Os serviços prestados pela LIBEL são direccionados para todo o tipo de actividades, sejam elas entidades colectivas ou individuais, passando por restaurantes, talhos, padarias, empresas de transformação de matérias-primas, actividades de escritório, cabeleireiros e até aos empreiteiros civis. Segundo a legislação em vigor, Lei n.º 35/2004, cabe ao empresário a responsabilidade pelas condições de segurança, higiene e saúde no trabalho da sua empresa, podendo este recorrer a consultadoria no caso de na empresa não existirem meios suficientes para desenvolver estes serviços. Nas empresas do sector alimentar ainda acresce a obrigatoriedade da implementação de sistemas de HACCP."

PB. As empresas do Barroso estão receptivas e alertadas para as novas regras de mercado? Quais as principais dificuldades encontradas?
Libel - "Numa primeira abordagem, encontramos pessoas que efectivamente estão conscientes das suas obrigações e tentam cumprir à risca tudo que é exigível. Por outro lado, encontramos o oposto, que ainda hoje se sentem reticentes quanto à obrigatoriedade de determinadas exigências, e ficam na expectativa de serem eventualmente visitados pelas entidades competentes para ver o que acontece. Neste tipo de situações tentamos precaver os clientes, e dizer-lhes que o melhor será subscrever os serviços, pois quando assim não acontece, ocorre-se em contra-ordenações onde estes são notificados para requisitarem os serviços, como também lhes são aplicadas pesadas multas.
Só para lembrar, e no que respeita ao HACCP este é exigível desde 2004! A recomendação que fazemos é que, para quem não tem serviços externos tanto de HACCP como de HSST, regularize prontamente a situação. Caso contrário, aquando de uma hipotética visita da ASAE como da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), ocorrem em coimas que, podem chegar a elevados montantes."

PB. Querem deixar algumas recomendações, sobretudo na área da segurança alimentar, que tanto tem sobressaltado muitos estabelecimentos/empresas:
Libel - "As recomendações que fazemos, não são mais do que aquelas que estão subscritas na legislação em particular no que respeita ao HACCP o Regulamento 852/2004. Todas as empresas do sector alimentar, devem ter um sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tendo na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.
Na base deste regulamento, existem outras directrizes que têm a ver com as instalações, higiene e outros aspectos técnicos que devemos considerar.
No que concerne à área de HST, esta é bem mais complexa, e deixaríamos a mercê dos barrosões, caso queiram saber mais sobre o assunto a nossa inteira disponibilidade para eventuais esclarecimentos sobre estas matérias."

PB. E quais as perspectivas de futuro, a médio e longo prazo?
Libel - "Queremos pensar neste projecto de uma forma construtiva e não queremos arriscar perspectivas futuristas. Estamos a construir a LIBEL passo a passo e conscientes das dificuldades existentes. O nosso futuro passa não só pela qualidade do nosso serviço, como também da aceitação dos barrosões. Queremos agradecer, neste particular, a todos que até este momento já têm apostado nos nossos serviços. A todos eles um bem-haja.
Com calma e determinação e sem grandes ficções, queremos levar avante este nosso projecto e queremos acreditar que dentro em breve, possamos ser uma entidade empregadora e reconhecida não só na vila de Montalegre como por todo o distrito."

PB. Onde podemos encontrar a LIBEL?!
Libel – "A todos que queiram contactar-nos, podem dirigir-se as nossas instalações que ficam situadas no Centro Comercial Cabrilho, Entrada 9 – Loja 11. Ou se preferirem através dos nossos contactos. Cristóvão Liberal 964 621 159; João Abel 919 419 088, ou ainda através do nosso e-mail: libelhst@portugalmail.com."
PB. Parabéns pelo trabalho já desenvolvido e boa sorte.

Comments:
Nesta zona fazia muita falta uma empresa deste género. As pessoas que compõem esta empresa são de um profissionalismo imenso, que dão bastante credibilidade ao trabalho desempenhado.
E com isto espero que o consumidor saia sempre favorecido.
Um grande bem haja à LIBEL e aos seus funcionários.
Helena Silva
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela