sexta-feira, abril 18, 2008

 

Destaque 2

Chouribebes do Barroso Atacam em França

O mais recente fenómeno de Barroso, os intitulados "Couribebes", e a sua "Haka Barrosã", foi às comunidades francesas fazer uma pequena digressão, estando incluídos na comitiva de Montalegre que se deslocou à vila de Nanterre, nos arredores de Paris, para a Feira dos produtos locais que ali se realiza todos os anos por esta época.
Relembramos que este grupo de jovens do barroso começou por fazer sucesso com o seu "vídeo caseiro", intitulado "Haka Barrosã" e que passou primeiro na TV Barroso, antes de se tornar um sucesso mundial na Internet, sobretudo no famoso site do Youtube, e chamando à atenção das televisões nacionais. Primeiro no Programa "Pasteis de Nata" da RTP2, onde foi seleccionado como vídeo da semana na Internet, depois na Praça da Alegria, do Canal 1, onde os "Chouribebes" deram uma entrevista, e também na SIC que fez uma notícia sobre este fenómeno. Até já surgiram outros grupos de jovens de outras regiões a tentar criar a sua própria "Haka" e a colocar na Internet para rivalizar com a Barrosã.
Entretanto a Câmara de Montalegre, apercebendo-se do fenómeno gerado, decidiu torná-lo em mais um cartaz de divulgação do concelho, patrocinando para breve uma nova e melhorada interpretação desta espécie de dança. A realização vai ser feita na Ponte da Misarela com recurso a um operador de câmara profissional. O guarda-fato improvisado da primeira gravação será substituído. Os novos fatos estão quase costurados.
Esta presença em França também já foi a convite e com o patrocínio do Município, e serviu para levar este mini-espectáculo às comunidades portuguesas da região de Paris, tendo os Chouribebes, com 9 elementos, actuado na Feira de Nanterre, na rádio Alfa e no jantar-convívio que a Câmara promoveu com os emigrantes. Mas os Chouribebes ainda aproveitaram para visitar alguns dos principais monumentos da capital de França, como a Torre Eiffel ou o Arco do Triunfo, onde também "deram espectáculo" (foto CMM).
A Haka Barrosã não é mais do que "um vídeo caseiro com menos de um minuto, que põe frente a frente a equipa neozelandesa de râguebi (com a sua dança tradicional designada por Haka) e nove barrosões, que não se deixam intimidar por essa dança guerreira. E porquê tanta confiança? Porque são de Montalegre e nesta terra não falta nada." (Há bruxedo, há batata, há centeio, há chegas de bois, há cabrito, há vitela, há fumeiro, há castelo, há Larouco, há presunto, há chouriça e há vinhaça).
Os Chouribebes já prometeram algumas novidades criativas para os próximos tempos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela