sexta-feira, abril 04, 2008

 

Destaque 2

Páscoa na Biblioteca de Montalegre
A Biblioteca Municipal de Montalegre não deixou passar em claro as celebrações da Páscoa, preparando uma série de actividades (algumas juntamente com a própria igreja da região), para miúdos (uma vez que decorreram as férias da Páscoa) mas também para graúdos.
De facto, uma das actividades mais marcantes foi mesmo feita em consonância com alguns padres do Barroso e consistiu numa magnífica exposição sobre as Indulgências do Cristianismo (foto em cima). São várias Telas que retratam a remissão de alguns pecados, que podiam ser conseguidas através do que se designava por indulgências, isto é, mediante condições bem definidas pelo Clero, já em tempos algo antigos, onde o pecado era quase trocado por "bens" para a igreja.
Ainda dentro do tema Páscoa foi importante a explanação de muitas curiosidades sobre esta época pois há sempre uma descoberta por detrás desta festa muito anterior ao cristianismo. Também uma exposição de quadros de linho sobre a Páscoa, muito chamou à atenção a todos os que se deslocaram à Biblioteca.
Uma das actividades que mais envolveu os funcionários da biblioteca e alguns jovens foi a construção do Judas da Biblioteca, que concorreu para a Queima do Judas realizada dia 22 no castelo de Montalegre (ver pág. 4).
Das outras várias actividades destinadas aos jovens do concelho em férias, destacam-se as comemorações do dia do pai (19 de Março), dia da árvore (dia 20), dia mundial da água (dia 24) e dia Mundial do Teatro (dia 27), com ateliês, exposições, actividades de leitura, de expressão plástica e artística, projecção de filmes, etc. Destaque para a exposição (que ainda se encontra patente) alusiva ao Dia Mundial do Teatro, dividida em 27 painéis e que procura contar um pouco da história e do saber desta nobre arte.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela