terça-feira, março 18, 2008

 

Barroso em Resumo

1) XXIV Encontro Transmontano de Clínica Geral: Montalegre - 29 a 31 Maio

No último fim-de-se-mana de Maio Montalegre irá acolher, no novo auditório do pavilhão Multiusos, o XXIV Encontro Transmontano de Clínica Geral, um evento que promete juntar na vila Barrosã perto de 500 médicos. A organização está a cargo do Centro de Saúde de Montalegre, contando com o apoio da NaturBarroso e do Município de Montalegre.
Será uma oportunidade para os clínicos da região discutirem acerca de algumas das doenças emergentes e/ou mais importantes da actualidade, além de outros problemas que afectam a classe, num vasto programa (ainda provisório), ao longo de 3 dias.
Destaques para a Hiperplasia Benigna da Próstata na manhã do dia 25, Osteoporose e Hipertensão Arterial, na tarde do mesmo dia; AVC´s e outras doenças cardiocasculares, além da Diabetes, no segundo dia, sábado 30; Na manhã do último dia destaque para a presença do famoso sexólogo, o Prof. Júlio Machado Vaz.

2) Encontro de Médicos Dentistas e Estomatologistas
No passado dia 1 de Março decorreu no auditório do pavilhão Multiusos de Montalegre um encontro de Médicos Dentistas e Estomatologistas promovido pela SPEMD (Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentaria), e que contou com o patrocínio da BIAL e o apoio institucional do Município de Montalegre. Para a realização e coordenação deste encontro em Montalegre, muito contribuiu Pedro Canedo, barrosão a residir no Porto, e representante da empresa BIAL.
Estes encontros, que além do carácter científico, têm uma componente lúdica e cultural importante, realizam-se todos os anos por esta altura, como comemoração da Santa Apolónia (santa padroeira dos dentistas).
O programa incluiu um pequeno encontro/debate no auditório do Multiusos, onde também foi visualizado um vídeo do nosso concelho. Seguiu-se uma visita guiada ao Castelo de Montalegre antes do almoço no restaurante Sol e Chuva, onde foi servida uma ementa centrada nos sabores típicos do Barroso.

3) Bombeiros de Salto perdem viatura num incêndio
As queimadas ilegais continuam a causar danos avultados nas nossas paisagens, fruto também do tempo seco que atravessamos. Na semana passada foram inúmeros os incêndios na nossa região, alguns bastante perigosos para algumas populações.
Na passada sexta-feira os Bombeiros Voluntários de Salto, perderam mesmo um carro num incêndio nas redondezas de Salto. Tudo se passou ao início da tarde, quando tentavam defender uma vacaria e foram surpreendidos pelas chamas intensas do fogo que combatiam, sendo obrigados a fugir para evitar perdas humanas.

4) Homicídio Violento em Sapiãos
Numa época conturbada para o nosso país em matéria de segurança, também a nossa região, infelizmente, volta a ser notícia de mais uma morte violenta, desta vez na aldeia de Sapiãos, concelho de Boticas.
Tudo terá acontecido ao final da tarde do passado domingo, dia 9, quando um idoso, na casa dos setenta anos, terá disparado um tiro à queima-roupa sobre um vizinho de 35, com quem terá discutido previamente.
Aparentemente já existiriam algumas desavenças antigas entre as famílias dos dois, no entanto nunca se pensou que se chegasse a esta situação trágica. Tudo terá ocorrido perto das 20 horas, junto da casa do presumível agressor, José Torres. Após uma discussão com o falecido, Guilherme Monteiro, onde terão ocorrido algumas agressões físicas, o idoso terá ido a casa e disparado um tiro para o ar, em jeito de desafio. O jovem já se deslocaria para sua casa, mas quando ouviu o tiro terá voltado atrás ao se encontro, mas acabou surpreendido por um disparado de pistola, à queima-roupa, que o terá atingido no peito. Depois o idoso ter-se-á refugiado dentro da sua casa, de onde saiu, apenas algumas horas mais tarde, para se entregar às autoridades, e só após a intervenção de um seu familiar.
A vítima foi assistida no local pelos elementos da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), onde foi tentada a reanimação, sem sucesso. O caso está agora entregue à PJ.

5) Em Boticas: Regulamento de apoio à conservação de habitações degradadas já é uma realidade
Já foi publicado em Diário da República o Projecto de "Regulamento de Apoio à Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município", dando sequência à deliberação tomada em reunião de Câmara no passado dia 06 de Fevereiro.
Este Regulamento, tal como o seu nome indica, tem por objectivo disciplinar as condições a que obedece o processo de concessão de apoios destinados à melhoria das condições de habitação de agregados familiares economicamente carenciados.
O presente regulamento está agora disponível para apreciação pública, carecendo posteriormente da apreciação e votação da Assembleia Municipal antes da sua entrada em vigor.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela