quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

Opinião

Clube "Esquilos Vermelhos": um exemplo a seguir no Barroso

O Clube da Floresta, Esquilos Vermelhos, do Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso, sedeado na freguesia de Venda Nova, tem-se mantido graças a lhe termos dado o apoio possível, abrindo-lhe as portas para participar nas actividades distritais de Braga.
A Venda Nova, privada de bons acessos, seria um calvário para os alunos chegarem a Vila Real para participarem em actividades e quando lá chegassem tinham que encetar o seu regresso. Sendo o Baixo Barroso uma zona rural isolada, o seu percurso mais fácil é para Braga.
É pena que não surjam mais Clubes da Floresta no Barroso, o que prova que só alguns dos que têm amor às causas nobres estão motivados para desenvolver actividades extra-curriculares e não remuneradas, por amor ao sonho de formar melhores cidadãos e mais amigos do Ambiente e da Floresta Amiga.
Nos meios rurais é preciso que se faça uma grande Pedagogia Ambiental para as pessoas passarem a encaminharem os lixos domésticos para os contentores indiferenciados e muito mais para que façam a separação dos resíduos sólidos para reciclagem.
A Coordenadora do Clube, Prof.ª Ana Cláudia Ferreira, dentro das várias actividades que vem desenvolvendo com generosidade e dinamismo, apoiada pelo Conselho Executivo do Agrupamento, pôs mãos à obra levando os alunos do Clube da Floresta a fazerem os recipientes de recolha em madeira e procederem a uma correcta recolha selectiva dentro da Escola, para que, por este meio, a mensagem chega a toda a comunidade escolar e aos pais e encarregados de educação (ver foto e caixa de texto ao lado).
Estando parte da área de intervenção do Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso no perímetro do Parque Nacional Peneda-Gerês, mais importante se torna este trabalho de sensibilização da população escolar e de manter limpa uma área protegida, de grande potencial turístico-ambiental. Por outro lado passa-se a imagem de que o lixo, encaminhado para os ecopontos, é riqueza.
Por Jorge Lage

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela