quinta-feira, agosto 16, 2007

 

Destaque

Festas Concelhias 2007
Ao longo de quase um mês realizaram-se em Montalegre as tradicionais festas concelhias em Homenagem ao Senhor da Piedade, e que culminam sempre com a procissão que vai da igreja Matriz à igreja do Santuário do Senhor da Piedade, este ano realizada no passado dia 5.
Futsal, Corridas de Cavalos e Chegas de Bois
Desde o ano passado que o Município incluiu no programa o torneio de Futsal que se realiza desde 21 de Julho, no pavilhão desportivo de Montalegre (ver pág. 7). Também já vem sendo tradição as corridas de Cavalos que se realizam no Campo Dr. Diogo Vaz Pereira: Este ano ocorreram no passado dia 4 de Agosto e tiveram uma boa adesão, apesar da maioria dos cavaleiros ser oriunda do Minho, onde este desporto tem mais expressão.
Também as Chegas de Bois nunca faltam a qualquer festa que se preze no Barroso. Além do Campeonato de Chegas de Barrosos que terminou com a vitória do Boi de Montalegre do Acácio Lopes (ver pag. 6), também no dia maior da festa se realizaram 3 chegas, uma das quais levou ao rubro os milhares de espectadores presentes no santuário, uma chega a 3.
Quim Barreiros, Emanuel e Diapasão
A parte lúdica da festa é sempre a que atrai mais pessoas, sobretudo os milhares de emigrantes de férias nesta altura no nosso concelho. E a música é sempre ao gosto destes. Começou na noite do dia 4 com um arraial na Praça do Município com o grupo Roconorte, antes da tradicional e sempre espectacular sessão de fogo de artifício. No Domingo 5, dia mais religioso, deu-se primazia às Bandas, com a "local" (Parafita) e a banda de Lousada, a proporcionarem dois espectáculos, um durante a tarde e outro à noite, antes da actuação da Orquestra Império e mais fogo de artifício.
Na terça-feira, dia 7, na festa da Rádio Montalegre, houve a actuação conjunta do humorista Fernando Rocha e do Cantor Quim Barreiros, mas esta já não foi para todos, pois decorreu no Pavilhão Multiusos e só os "habituais" convidados, com direito a entrada gratuita, ou os mais aficionados e endinheirados (bilhete 10 euros), puderam assistir ao espectáculo. No "Dia do Emigrante", 9 de Agosto, houve arraial na praça do município com o Grupo Diapasão e os locais Clave. Isto antes daquele que seria, talvez, o concerto mais esperado, o cantor Emanuel na noite do dia 11 (em cima).
Culto Religioso e Pagão
Como já referimos, o ponto fundamental das festas concelhias é o culto ao Senhor da Piedade que este ano se realizou no Domingo, 5 de Agosto. A procissão que atravessa algumas ruas antes de se deslocar para o Santuário, começou bem cedo e com muitos andores e peregrinos. A acompanhar não faltou muita fé e oração dos muitos fiéis que não deixam de cumprir mais uma promessa ou simples devoção. Chegados ao recinto do santuário com o mesmo nome realizou-se a tradicional missa, antes das merendas servidas à sombra das árvores, não estivesse um dia de muito calor. Durante a tarde não faltou animação e negócio na "feirinha" local.
Ainda incluído no cartaz das festas deste ano está um outro tipo de culto, mais pagão, o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, que se realiza este ano entre 30 de Agosto e 2 de Setembro, e atrairá certamente milhares de curiosos do mundo das ervas e sobrenatural, àquela aldeia barrosã. Contamos trazer a reportagem do evento no nosso próximo número. Até lá goze os últimos resquícios de férias e festas populares.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela