sexta-feira, agosto 17, 2007

 

Destaque 3

Chegas de Bois: Dois contra um!

Na passada quinta feira, dia 9, realizou-se no campo de Chegas do Senhor da Piedade, a esperada final do Campeonato de Chegas de Bois da raça "Barrosã". Como o dia coincidia com os festejos do "Dia do Emigrante" na vila Barrosã, foi com naturalidade que muita gente acorreu a ver esta final. Relembramos que neste torneio, que se iniciou no passado dia 9 de Junho, participaram 16 exemplares da raça Barrosã.
Como entrada, a organização (As. "O Boi do Povo"), "serviu" a chega correspondente ao 3º e 4º lugares, uma novidade este ano. Frente a frente o boi do Lucas de Linharelhos (Salto) e o Boi da Sociedade de Montalegre, em nome de Germano Batista. O boi de Salto, claramente mais pequeno, acabou por quase não "dar a cabeça" e desistir ao fim de escassos minutos, o que desagradou aos presentes.
No entanto a final (foto em cima) acabou por compensar, pois assistiu-se a uma boa chega. Frente-a-frente dois rivais já velhos conhecidos: o boi do Acácio Lopes de Montalegre e o boi do Fernando Moura do Barracão. Foram doze minutos de uma típica chega de Barrosos com muito jogo de galha e muita incerteza quanto ao vencedor até final, uma vez que a uma investida de um boi respondia o outro boi com destreza. A vitória acabou por sorrir ao boi do Acácio Lopes que assim arrecadou a prémio de vencedor da edição deste ano, uma edição que chegou a estar ameaçada mas que, para bem de todos e da raça barrosã, se realizou e que se espera se volte a realizar ainda com mais expressão no próximo ano.


Ao final da tarde do dia da Festa do Senhor da Piedade (5 de Agosto), no recinto de chegas do santuário, foi "oferecida", aos milhares de presentes, uma chega de bois bastante diferente das habituais: 2 contra 1.
De facto, no programa da referida festa constavam 3 chegas: As duas primeiras "normais", e que foram fracas, pese embora o excelente desempenho do Boi Rúbio do Germano da Portela na segunda chega (foto pag. 3), e a terceira uma chega a 3, onde dois bois pequenos lutaram contra um bastante maior, numa espécie de guerra entre dois Davides e um Golias.
Foi um espectáculo inolvidável e que levou ao rubro o público presente, quer pela galhardia com que os dois pequenos touros lutavam, quer pela intensidade e duração da chega que ultrapassou os 20 min, e que levou o proprietários dos animais a separá-los para os salvaguardar para uma próxima oportunidade. Adeptos não irão faltar com certeza, a ver pela excelente amostra.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela