quinta-feira, agosto 02, 2007

 

Barroso em Resumo

1) Segada e Malhada em Paredes do Rio
Nos próximos dias 11 e 12 de Agosto de 2007, realiza-se na aldeia de Paredes do Rio a Segada e Malhada Tradicional, uma organização da Associação Social e Cultural de Paredes do Rio, apoiada pelo Ecomuseu do Barroso, PNPG e rádio Montalegre. A Malhada será feita pelas pessoas da aldeia e será carrada pelo carro de bois.
Do programa constam, entre outros, no dia 11 a partir das 15 h, a Segada a Carrada; a meda e uma Merenda com a animação pelo Grupo de Acordeões de Paredes do Rio. Na manhã do dia 12 ocorre a Malhada Tradicional seguida de um almoço convívio. A animação deste dia está a cargo do Rancho "Cantares e dançares de Boticas".

2) Encontro de Idosos de Montalegre
Realizou-se no passado dia 22, um Domingo, durante a tarde, o V encontro de Idosos de Montalegre. A organização deste evento esteve, como habitualmente, a cargo da Junta de Freguesia desta vila que mais uma vez mostrou ter mais sensibilidade e respeito pelos nossos idosos do que outras instituições do nosso concelho com mais responsabilidades nesta área. De facto, e infelizmente, Montalegre não é um modelo nesta matéria, e muitos dos nossos idosos continuam desprezados e a morrerem sozinhos nas suas "frias" casas e nem um só dia lhes é dedicados ao longo dos 365 do ano. E nem sequer o bom exemplo de concelhos vizinhos é seguido.
Este salutar encontro decorreu no parque junto ao rio Cávado, e teve o seu início pelas 15 horas, com a tradicional missa, seguindo-se o lanche convívio e muita animação musical, com música gravada e música ao vivo. Ao todo estiveram presentes perto de 250 idosos.
Foram momentos de confraternização merecidos entre aqueles que muito fizeram por Montalegre e a quem devemos carinho, respeito e homenagem. Só não foram mais duradoiros porque o S. Pedro resolveu "estragar" a festa com uma imprevista chuvada de Julho.
De qualquer forma há que dar o mérito à Junta de Freguesia de Montalegre por mais esta iniciativa, que apesar de não "dar votos", dá ânimo e reconforto pessoal. Para o ano a festa está prometida e quem sabe mereça o apoio da Câmara e da Santa Casa da Misericórdia locais.

3) Padre Pedro celebra 1ª missa em Beça
Recentemente ordenado sacerdote, o Padre Pedro Rei, natural da freguesia de Beça, celebrou no passado dia 22 de Julho a sua primeira missa (também chamada de "missa nova"), precisamente na igreja da sua terra natal e diante de familiares, amigos, muitas pessoas que o viram crescer e outras que se quiseram associar à festa, neste dia tão especial tanto para o novo padre como para toda a freguesia e até mesmo para o concelho de Boticas. A auxiliar na mesma eucaristia esteve também o padre Hélder Magalhães da freguesia de Viade, do nosso concelho, ordenado na mesma cerimónia do padre Pedro em Vila Real no dia 1 de Julho passado.
À eucaristia propriamente dita, vivida com grande emoção por todos os presentes, seguiu-se o "beija-mão", gesto através do qual os fiéis cumprimentaram o novo padre. Logo depois teve lugar um lanche convívio aberto a toda a população, realizado no polidesportivo de Beça, durante o qual a Junta de Freguesia de Beça e a Câmara Municipal de Boticas homenagearam o novo Padre.

4) Vereador do PSD pode perder o mandato na Câmara de Montalegre
Devido a um atraso na entrega da Declaração Patrimonial e de Rendimentos ao Tribunal Constitucional, António Cascais, Vereador na Câmara Municipal de Montalegre, eleito pela coligação "Juntos por Montalegre", pode perder o seu actual mandato que terminava apenas em 2009.
Esta "decisão", a ser tomada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, onde decorre o processo, enquadra-se no decreto-lei 25/95 de 18 de Agosto e, segundo notícias em vários órgãos noticiosos nacionais, tem apanhado muitos autarcas desprevenidos.
Contactado pelo nosso jornal o Vereador em causa confirmou a veracidade dos factos, referindo que devido à sua ocupação profissional, que lhe exige muito tempo, entregou a referida declaração fora dos prazos legais, tendo-lhe sido instaurado um processo com vista à perda do mandato.

5) Em Pitões das Júnias: Mais uma morte com tractor
No passado dia 20, sexta-feira, a aldeia de Pitões das Júnias, do nosso concelho, ficou em estado de choque com mais uma morte num acidente de tractor.
Maria de Fátima Moura, de 54 anos, faleceu quando o tractor que conduzia capotou sobre ela, ao que tudo indica, devido à elevada inclinação do terreno onde se encontrava a apanhar feno.
Um vizinho que se encontrava no local deu o alerta do acidente, mas infelizmente, Maria Moura, viúva e com dois filhos residentes no estrangeiro, terá tido morte imediata.

6) Idoso com 203 pés de Cannabis no quintal
No passado dia 19, na aldeia de Nogueiró, do nosso concelho, um agricultor de 74 anos foi detido por ter no quintal de sua casa 203 pés de cannabis plantados. O terreno encontrava-se completamente vedado por uma rede.
O idoso terá alegado que a plantação pertencia a um jovem que está emigrado e que lhe teria pedido para lhe ir recolhendo as folhas que iam ficando secas até ao seu regresso. No interior da habitação, o Núcleo de Investigação de Crimes de Droga da GNR de Vila Real encontrou ainda cerca de cem gramas de folhas secas da mesma planta e também uma pistola 6.35 milímetros e 56 munições. No entanto, não foram encontrados quaisquer objectos relacionados com o comércio da referida droga.
Depois de ouvido em tribunal foram-lhe aplicadas duas mediadas de coacção: termo de identidade e residência e apresentações periódicas no posto da GNR da Venda Nova.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela