terça-feira, julho 03, 2007

 

Barroso em Resumo

1) VII Feira da Vitela
Decorre de 13 a 15 de Julho próximos mais uma edição da Feira da Vitela dos Lameiros do Barroso, evento promovido pela Câmara Municipal de Montalegre em parceria com a Cooperativa Agrícola de Batata de Montalegre através do Agrupamento de Produtores de Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso.
Este evento vai realizar-se, pela primeira vez, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, depois de mais de um ano de interregno. Tem a curiosidade ainda de, no primeiro dia, coincidir com as comemorações do Dia das Bruxas (sexta-feira 13), o que promete ser uma mais valia para esta realização.
O objectivo deste certame passa por valorizar a carne de vaca que se produz no nosso concelho e que tem fama a nível nacional. Ao mesmo tempo prevê-se a venda de outros produtos locais, constituindo uma mais valia quer para produtores, quer para a restauração e hotelaria de Montalegre.
Do programa destacam-se: mais uma edição da Rota da Vitela de Barroso em Todo-o-terreno, um colóquio sobre produção biologia de carne de vaca, o encontro de carochas, as provas gastronómicas nas tasquinhas e as inevitáveis chegas de bois, além de muita animação ao longo dos três dias do evento.

2) 7º Encontro de Carochas de Montalegre
No segundo fim-de-semana de Julho (dias 13 e 14) realizar-se-á o já tradicional Encontro de Carochas de Montalegre, que este ano terá a sua 7ª edição. A pedido de vários participantes, este encontro incluirá também motos e carros antigos de outras marcas.
A edição deste ano promete ser muito especial pois durante este fim-de-semana decorrerão em Montalegre outros eventos marcantes como a Feira da Vitela e a Feira do Esconjuro. Além de, no dia 13, se comemorar mais uma sexta-feira treze/noite das bruxas em Montalegre. Assim poderá ser uma oportunidade única para muitos participantes "matarem dois coelhos de uma cajadada", isto é, trazerem o seu carocha e participarem num evento único como a noite das bruxas.
No encontro de Carochas poderão participar todos os veículos VW Carocha refrigerados a ar, incluindo os transformados e réplicas, e no IV Encontro de motos e carros antigos poderão participar apenas veículos anteriores a 1970. O programa do evento começa às 14h00 de Sábado, 14 de Julho, com a concentração na Praça do Município seguindo-se uma caravana em passeio turístico pelo concelho, com lanche a meio do percurso. O primeiro dia termina com o jantar nas tasquinhas do pavilhão Multiusos onde decorrerá a Feira da Vitela. No Domingo a concentração acontece pelas 10h00 seguindo-se outro passeio e o almoço, com entrega de lembranças, pelas 13h00. A inscrição é de 40 euros (crianças 50%) e deve ser feita até dia 9 de Julho para: Carlos Baptista, Rua Padre Francisco de Almeida, nº 71 / 4715-040 Braga, ou pelo Tel. 253 278 142 e 964 092 741.



3) Seminário Sobre Plantas Medicinais
No passado dia 12 de Junho na Escola Bento da Cruz, em Montalegre, decorreu um interessante seminário sobre Plantas Aromáticas e Medicinais. A organização esteve a cargo dos alunos do curso de Gestão do Ambiente da Escola Bento da Cruz. Entre os palestrantes esteve o inevitável padre Fontes, que falou sobre a "cura ou crendice" com ervas medicinais. Antes do padre Fontes falou a prof. Sílvia Martins sobre as "Estruturas Secretoras" das plantas. Seguiu-se o Dr. Pedro Correia, farmacêutico, que falou sobre as potencialidades farmacológicas da flora do Barroso. Terminou o seminário, Humberto Seixas (do curso de Gestão Hoteleira), que fez um itinerário sobre as ervas silvestres de Trás-os-Montes. Terminadas as palestras que muito cativaram os alunos presentes, seguiu-se o almoço servido pelos alunos do curso de Hotelaria.
O seminário continuou durante a tarde com uma visita dos alunos (do 10º A e 11º D) ao Hotel Rural Senhora dos Remédios, em Mourilhe, para observação das plantas aromáticas e medicinais do jardim deste famoso hotel rural.

4) Marchas Populares em Montalegre
Os santos populares, sobretudo o St.º António de Lisboa, são famosos pelas suas marchas. Este ano Montalegre também teve um cheirinho das marchas populares. A organização esteve a cargo da Escola EB2 de Montalegre e contou com muita juventude e animação. Ao todo foram 7 as marchas presentes a representar as 7 turmas da referida escola, além da marcha dos professores e funcionários.

5) XI Encontro do Idoso do Concelho de Boticas
Foram cerca de 2000 os idosos que marcaram presença na edição deste ano do encontro do idoso do Concelho de Boticas, que se realizou pelo décimo primeiro ano consecutivo.
A organização desta festa dedicada aos idosos do concelho pertenceu, uma vez mais, à Câmara Municipal e à Santa Casa da Misericórdia, que contaram com o apoio incansável dos escuteiros de Boticas e de Ardãos e das Voluntárias do Núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa.
Em dia de S. João, o Pavilhão Multiusos vestiu-se de cor e alegria para receber em festa os idosos. Logo à entrada do Pavilhão distribuíram-se as lembranças aos idosos, que este ano consistiram num chapéu de palha, tão típico destas festas populares e sempre útil para fugir ao calor.
O programa festivo propriamente dito teve início com a celebração da eucaristia, presidida pelo Monsenhor Silvério Guimarães, e vivida pelos idosos em profunda devoção e respeito.
Logo a seguir foi servido o almoço, onde uma apetitosa e suculenta jardineira, acompanhada de arroz, teve honras de prato principal, sendo regada com um vinho tinto a condizer.
As opiniões dos mais idosos foram unânimes: Pelo seu simbolismo e pelo convívio que representa, este é um dia de grande alegria.
Já o presidente da Câmara, Fernando campos, referiu-se ao Dia do Idoso como uma iniciativa feliz da autarquia e uma aposta claramente ganha, garantindo que "não se pode olhar a meios nem poupar esforços na organização de um evento desta natureza".
E como em festa que se preza não pode faltar a boa música, na parte da tarde passaram pelo palco do Pavilhão multiusos os grupos de cantares e4 de folclore do concelho, mais propriamente o Grupo de Danças e Cantares Regionais de Boticas, o grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos, e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça.
Ao som da música popular, os idosos organizaram-se espontaneamente, deram alas à sua alegria e boa disposição e exibiram os seus dotes de bailarinos, transformando o Pavilhão Multiusos num verdadeiro Salão de Baile.

Comments:
é so pa lembrar ou aprender quem não sabe...que a carne dos lameiros do barroso (carne de raças estrangeiras) nunca foi servida na corte real inglesa...proveniente de portugal! A unica carne que foi exportada para esse efeito foi a barrosa, portanto estão a fazer publicidade enganosa e a prejudicar uma imagem e marca que é efectivamente do barroso e caracteristica do barroso, para dar cobertura ao evento! e as entidades que gerem a merca da carne barrosã podem levar esta questão para os locais mais apropriados no sentido de proteger o produto genuino (Carne Barrosã) de falsificações de má qualidade, da responsabilidade de um frupo de pessoas que não olha a meios para conseguir os seus fins!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela