quinta-feira, junho 14, 2007

 

Destaque


VIII Feira do Livro de Montalegre
Terminou no passado sábado, dia do Município de Montalegre, a oitava edição da Feira do Livro de Montalegre, este ano designada "Leia + Connosco". Como habitualmente este evento foi organizado pela Biblioteca Municipal de Montalegre e, pelo segundo ano consecutivo, decorreu no parque de exposições e feiras do complexo Multiusos de Montalegre. Ao todo foram nove dias (início no dia 1 de Junho) de várias manifestações culturais que giraram à volta dos livros e das suas histórias, e que envolveram sobretudo os jovens das escolas do concelho.
2ª Mostra Pedagógica Educ@ Montalegre
Parte integrante da feira do livro foi a 2ª Mostra Pedagógica Educ@ Montalegre, que não é mais do que a exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano pelos alunos das várias escolas do concelho. Inaugurada no primeiro dia do evento, "Dia Mundial da Criança" (ver peça ao lado), foi um dos maiores pólos de atracção do recinto da feira pela sua qualidade e singularidade (foto em baixo). O primeiro dia terminou com a rubrica "Outras Leituras", no auditório da Biblioteca de Montalegre com a projecção do galardoado filme "Entre Inimigos".
O segundo dia, Sábado 2, coincidiu com as Carrilheiras do Barroso e por isso apenas abriu ao público às 20h00. Pelas 22 horas decorreu um Sarau musical com o grupo barrosão Clave, que se reuniu 20 anos depois da sua origem. No domingo o programa continuou pela tarde com mais uma sessão do "Outras Leituras".
Na segunda-feira, dia 5, o destaque vai inteirinho para duas actividades promovidas pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso, ao final da manhã: Uma de dança e mímica pelo "Clube das Artes" e outra musical pelo grupo "Os Barroquinhos".
Na quarta-feira, pela manhã, houve um debate sobre novas tecnologias organizado pelos alunos estagiários da escola profissional da Borralha. À noite houve uma actividade organizada pelas Associações de pais do concelho em que foi convidado o Padre Fontes para contar algumas das suas histórias de vida, numa tentativa de aproximação do escritor com os seus leitores.
Teatro: "Nau Catrineta", "Frei João Sem Cuidados" e "Terra Firme"
Na tarde de quarta-feira, dia 6, decorreu a primeira de três peças de teatro incluídas na feira do livro: A Nau Catrineta, de Alice Gomes, pelos alunos da escola EB2 de Montalegre. Na Quinta-feira, feriado nacional a feira voltou a decorrer a meio gás.
Sexta-feira, pelas 11 horas foi a vez dos alunos da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz apresentarem a peça "Frei João sem Cuidados". Isto antes da peça principal, e um dos principais eventos da edição deste ano da feira do livro, que decorreu na tarde de sexta-feira: "Terra Firme", pelo espectacular grupo de teatro de Vila Real, "Filandorra" (foto em cima). Trata-se de uma das obras do aclamado escritor Transmontano Miguel Torga, no ano em que se comemora os 100 anos do seu nascimento (12/08).
"Montalegre a Minha Terra", de Enes Gonçalves
No sábado, a par das comemorações do dia do Município de Montalegre, decorreu pelas 15h00 a apresentação pública do mais recente livro do Eng. José Enes Gonçalves, intitulado "Montalegre a Minha Terra". Nesta apresentação estiveram presentes o Presidente do Município, Fernando Rodrigues, que fez as "honras da casa" além de apresentar o autor, e o Dr. Montalvão Machado, a quem coube apresentar a obra (última foto). Trata-se de mais um livro que procura desvendar algumas nas nossas raízes etnográficas e culturais, que nos tornam tão peculiares, além da apresentar factos históricos ainda pouco conhecidos sobre Montalegre como a chegada da Luz, das Estradas, dos autocarros, e as mudanças políticas dos séculos XIX e XX. Uma obra interessante e que foi oferecida a todos os presentes na apresentação.
Antes do encerramento, às 19h00, da 8ª edição da Feira ainda se pôde assistir a um espectáculo musical pelo Grupo Coral de Montalegre.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela