sexta-feira, junho 01, 2007

 

Destaque

D. Ximenes Belo Visitou Montalegre

O Bispo emérito de Timor Leste e prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, fez um périplo pela região de Barroso e Alto Tâmega no final da semana passada.
A visita começou na passada sexta feira, 25 de Maio, em Chaves onde foi recebido pelos seis autarcas da AMAT – Associação de Municípios do Alto Tâmega, que lhe entregaram um donativo de 30 mil euros, destinado à construção de uma Escola em Suai (a 138 Km da capital Dili) viabilizando, assim, a possibilidade de mais crianças prosseguirem os seus estudos.
Depois da cerimónia, onde agradeceu a solidariedade do povo português, Ximenes Belo quis conhecer a cidade de Chaves, tendo visitado alguns dos equipamentos da cidade, entre eles a Biblioteca Municipal, onde assinou o Livro de Honra do Município. Da visita constou ainda uma Eucaristia celebrada na Igreja Matriz de Chaves.
Na tarde de Sábado D. Ximenes Belo deslocou-se a Montalegre onde foi recebido com muita emoção, no salão nobre do Município. Nos discursos, o Presidente do Município de Montalegre, Fernando Rodrigues, congratulou-se com esta visita e lembrou a importante presença dos barrosões em Timor no tempo da ditadura e outros que agora apostam no desenvolvimento da antiga colónia portuguesa. D. Ximenes Belo, por sua vez, agradeceu a solidariedade do povo português que muito tem apoiado aquele jovem país. Depois da sessão solene, foi descerrada uma lápide na "Rua Povo de Timor" (variante do Rolo) que testemunha a presença do Nobel da Paz no Barroso. Pelas três horas da tarde o Bispo Timorense ainda celebrou uma missa na Igreja Matriz de Montalegre, onde foi acarinhado por centenas de barrosões que não quiseram perder esta oportunidade única de privar com ele alguns momentos.
A visita seguiu para Valpaços ao fim da tarde e continuou no domingo nos outros municípios que compõem a AMAT.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela