sexta-feira, junho 01, 2007

 

Destaque 3

Carrilheiras de Barroso - IV Marcha de Montalegre

Arranca já amanhã mais uma edição das Carrilheiras de Barroso - IV Marcha de Montalegre e Rota do Contrabando. A organização está mais uma vez a cargo da Câmara Municipal de Montalegre, através do pólo do Ecomuseu, e Barrosana, E. M., em conjunto com o Agrupamento de Escuteiros de Montalegre e Papaventos - Clube de Desportos de Montanha.
Trata-se de uma iniciativa que oferece aos participantes dois dias onde poderão desfrutar de vários percursos pedestres que percorrem antigos caminhos de ligação entre aldeias e campos de cultivo permitindo-lhes, assim, um contacto directo com o Povo Barrosão, com os seus usos e costumes, além da beleza natural, de flora e fauna, única que a nossa região oferece nesta altura do ano.
No sábado, dia 2 de Junho, acontece a concentração na praça do Município até meia hora antes da partida oficial marcada para as 9 horas. Neste dia os participantes poderão percorrer três circuitos diferentes, nas cercanias de Montalegre, que na totalidade atingem os 50 Kms (respectivamente com 21, 18 e 11 Kms), todos eles com início e final no Pavilhão Multiusos de Montalegre. Estes percursos são quase na sua totalidade compostos por caminhos de terra, com excepção de pequenos troços, no início e no final, nos acessos ao dito Pavilhão.
No domingo, dia 3 de Junho, os participantes poderão percorrer a Rota do Contrabando de Tourém ao Couto Misto. O almoço será no Carvalhal de Tourém, entre a capela de S. Lourenço e a Barragem de Salas. Dado o mau tempo, não se conseguiu terminar a obra sobre a Ribeira da Assureira, logo não é possível percorrer a Rota de Vilar de Perdizes a Vidiferre. A organização decidiu, assim, apresentar a outra rota do contrabando entre Tourém e o Couto Misto que tem 11km.
As inscrições (até um máximo de 400) poderão fazer-se no Ecomuseu de Barroso, através do telefone 276 518 645 ou através de fax, para o n.º 276 510 201 ou 276 518 646, ou no próprio dia no Secretariado no Multiusos. O valor é de 12,5 euros para atletas federados e de 15 euros para não federados e incluem um seguro, além de médico, ambulância e primeiros socorros, bem como de um corpo de assistentes, devidamente identificados, que poderão ser contactados para acudir a qualquer emergência. Estará também disponível um telefone para SOS, com o número 934686830.
A organização tem ainda ao dispor dos participantes vários pontos de abastecimento de água e alimentação, e no Secretariado terão a possibilidade de usufruir do trabalho de vários massagistas. Na Piscina Municipal os participantes disporão de chuveiros, com água quente, além de poderem nadar gratuitamente. Também haverá vestiários disponíveis para trocar de roupa, no local do início do percurso.
Os vários percursos estarão devidamente assinalados, com fitas localizadas pelo menos em todos os cruzamentos e indicando inequivocamente o caminho a percorrer.
É importante que os caminheiros se protejam de possíveis traumas solares além da terem o cuidado de escolher um calçado adequado.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela