quinta-feira, junho 14, 2007

 

Destaque 2

Campeonato de Chegas de Bois já Arrancou
Arrancou no passado sábado, pelas 16 horas, mais uma edição do Campeonato de Chegas de Bois da raça Barrosã, aquele que é o desporto mais apreciado na nossa região. A organização está mais uma vez a cargo da Associação Etnográfica "O Boi do Povo". Ao todo são 16 animais que estarão em disputa em séries a eliminar até à grande final marcada para dia 9 de Agosto. As chegas realizar-se-ão aos domingos pelas 17 horas, no campo de chegas do Senhor da Piedade, e as entradas serão gratuitas excepto nas meias-finais e na grande final.
Os embates começaram sábado para permitir que muitos dos campistas participantes no "X Acampamento da Velha Guarda" pudessem assistir pela primeira vez a este espectáculo. Frente-a-frente, na primeira chega, o boi do José Martins de Paredes (Salto) e o boi do José Lopes de Montalegre. A segunda chega opôs o boi do Joaquim "Miranda" de Arcos ao Boi do Germano Batista de Montalegre. Foras duas chegas de poucos minutos mas muito disputadas vencendo o boi de Salto na primeira e o boi de Montalegre na segunda.
No Domingo realizou-se a segunda jornada deste campeonato com mais duas chegas, às quais pudemos assistir. Como coincidiram com a anual festa "dos Mouras" também tiveram uma boa moldura humana a assistir. A primeira chega, que opunha o boi do Libório Carvalho de Paredes (Salto) ao boi do António Teixeira de Bagulhão (Salto) foi algo decepcionante pois um dos bois não mostrou disposição para lutar e acabou por perder sem "dar a cabeça". A segunda chega foi melhor, com bons momentos, apesar de ter durado apenas alguns minutos. Frente-a-frente o boi do bem conhecido Fernando Moura do Barracão, o grande impulsionador deste desporto no concelho, e o boi do José Manuel de Torgueda. Venceu o boi do Fernando do Barracão, mais experiente e possante. O boi de Torgueda, por sua vez, teve o condão de animar muito a plateia pela sua forma peculiar de lutar, turrando, fugindo e depois de muitos urros, voltando a turrar.
O campeonato regressa no próximo domingo, pelas 17 horas com mais duas chegas. Na primeira o boi do António Morais de Montalegre defronta o boi do Lucas de Linharelhos, enquanto a segunda opõe o boi do João Machado de Mourilhe ao Boi do António Costa da Aldeia Nova.
A não perder, entrada livre. Relembramos que quem não puder assistir ao vivo pode sempre ouvir os famosos relatos do Fernando Moura na rádio aos Sábados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela