domingo, junho 17, 2007

 

Barroso em Resumo


1) X Acampamento da "Velha Guarda"
Na semana passada, e durante 4 dias, o parque de campismo de Penedones acolheu o X acampamento da "Velha Guarda", uma organização do Clube de Campismo do Porto em colaboração com o Clube de Campismo de Chaves e que trouxe ao nosso concelho mais de 450 pessoas em 236 caravanas, pertencentes a 24 clubes de Portugal e da Galiza. Trata-se de uma organização que acontece sem data regular (último aconteceu há 3 anos) e rotativamente pelo nosso país, que junta os mais antigos amantes do campismo em Portugal numa enorme confraternização. Desta vez, com o empenho do Sr. Abílio Carneiro, director geral do Hotel Quality INN (entidade que actualmente gere o parque de campismo), o acampamento decorreu em Montalegre e com o sucesso esperado, uma vez que a nossa região tem condições únicas para a realização deste tipo de eventos. O parque foi mesmo pequeno para um tão grande número de caravanas e tendas.
Numa conversa informal que mantivemos com o presidente do CC Porto, Carlos Alberto Azevedo, quisemos saber qual o grau de satisfação dos participantes neste encontro. Ele começou por referir que o Parque e Montalegre em geral foram uma "revelação" para muitas pessoas. Referiu que o nosso conselho possuiu "potencialidades únicas", muitas "ainda por explorar", para este tipo de iniciativas. Disse ainda que não tinha dúvidas que muitos dos participantes iriam voltar no futuro, individual ou colectivamente, uma vez que Montalegre "passou a fazer parte do Roteiro Campista Português". Aproveitou ainda para fazer vários agradecimentos: Ao director do Quality Inn por "ser incansável no apoio e ter cedido graciosamente o espaço", à CMM de Montalegre por ter cedido autocarros para uma visita guiada à aldeia de Paredes do Rio (no primeiro dia do evento, quinta feira), ao Sr. Fernando Moura por "ter antecipado o arranque do Campeonato das Chegas de Bois" para Sábado, para que muitos pudessem assistir pela primeira vez ao vivo a uma chega, e ao Padre Fontes pela "disponibilidade para realizar uma queimada" no parque na noite de sexta-feira, 8.

2) Bombeiros Reunidos em Montalegre
No passado dia 9 de Junho, dia do Município de Montalegre, cerca de uma centena de bombeiros de várias corporações da região transfronteiriça reuniram em Montalegre.
O propósito foi o debate sobre os novos desafios que se colocam à classe, nomeadamente os problemas que ainda enfrentam na comunicação Portugal-Espanha, de situações de emergência, sobretudo devido à falta de uma Central de Comunicação de Emergências comum às corporações dos dois lados da fronteira e que urge criar, para que haja melhor coordenação de esforços em várias situações.
Apesar desta lacuna no sistema de emergência transfronteiriça, é do consenso geral que a cooperação entre corporações de bombeiros da raia já existe e pode ser considerada boa, nomeadamente ao nível do combate de fogos florestais, problema que, infelizmente, não conhece fronteiras.

3) IV Carrilheiras do Barroso
Realizou-se no primeiro fim-de-semana deste mês a IV edição das Carrilheiras do Barroso - IV Marcha Luso-galaica e a Rota do Contrabando. A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Montalegre, através do pólo do Ecomuseu, Barrosana, E. M., Agrupamento de Escuteiros 1115 - Montalegre e Papaventos - Clube de Desportos de Montanha.A edição deste ano estreou o trilho da Rota do Contrabando de Tourém, que muito significado histórico e sentimental teve para alguns dos participantes. Ao todo participaram nas carrilheiras perto de 300 participantes, de quase todo o país e muitos vindos da vizinha Espanha.
No Sábado os participantes desfrutaram de 3 percursos, no total de 50 km, nas aldeias mais próximas de Montalegre, nos quais puderam assistir a alguns trabalhos agrícolas que se realizam nesta época do ano, além de poderem desfrutar das mil e uma flores e cheiros deste jardim que é o Barroso. No final do dia os participantes tiveram direito a massagens e banhos nas piscinas municipais.
Como já referido, no Domingo, realizou-se a Rota do Contrabando, com partida e chegada em Tourém. Pelo meio atravessou Randim, a Capela de são Lourenço, havendo um almoço no carvalhal de Tourém, perto da barragem.
A V Marcha Luso-Galaica/Carrilheiras do Barroso já tem data marcado, realizando-se, em princípio, dias 7 e 8 de Junho de 2008.

4) Na Borralha: Epidemia de Carraças assusta população
Na semana passada, uma epidemia de carraças pôs em pânico alguns moradores da localidade da Borralha, freguesia de Salto, do nosso concelho. Tudo porque algumas já entrariam pelas casas e uma terá mesmo mordido um jovem. A causa deste surto de parasitas teria a ver com uma série de cães que vagueavam pelas ruas, uns vadios e outros sem os devidos cuidados de desparasitação por parte dos donos. Uma vez que os locais não conseguiram destruir as carraças, um pouco por falta de informação, pediram auxílio às autoridades municipais e foi necessário a deslocação do Veterinário Municipal ao local para tratar da situação.
As carraças são um parasita comum nesta época do ano, assim como no Outono, uma vez que é nestas épocas que se reúnem as condições mais favoráveis ao seu desenvolvimento: humidade elevada e temperaturas amenas. Enquanto jovens crescem nas ervas e giestas e esperam a passagem de um hospedeiro, normalmente cães (mas podem ser vários outros animais e inclusive o homem), para se fixarem na pele, sugando sangue, e atingindo a fase adulta, para depois caírem ao solo onde põe os ovos, reiniciando-se o ciclo. Podem transmitir doenças mortais, como a "Febre da Carraça", mas o simples facto de uma carraça morder uma pessoa não é condição para se desenvolver a doença, pois esta é causada por um ser muito pequeno semelhante a uma bactéria.

5) Inauguração de Loja de Artesanato
O artesanato do Barroso já dispõe de uma loja que lhe é inteiramente dedicada na vila de Montalegre. Fica situada bem perto do edifício da Câmara, na rua da Corujeira, nas instalações do antigo Mini-mercado Malhanga (foto), e aqui o visitante pode adquirir desde socos, croças, miniaturas de utensílios agrícolas, até às mais famosas ervas de chás.
Esta loja, propriedade de Abílio Carneiro, surgiu na sequência do excelente trabalho já desenvolvido por si, na qualidade de gerente do Hotel Quality Inn, de preservação e divulgação do artesanato de Barroso, sobretudo na aldeia de Paredes do Rio, do nosso concelho, com as famosas visitas guiadas, onde o turista pode ver em acção e confraternizar com os próprios artesãos. Esta loja está, assim, "aberta" a todos os interessados em expor e vender o seu artesanato.
A inauguração ocorreu no passado dia 1 de Junho e contou com a presença do Presidente da Câmara de Montalegre, além de outras pessoas importantes da sociedade Barrosã. Foi descerrada uma lápide e de seguida seguiu-se um pequeno beberete com direito a bolo comemorativo e champanhe.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela