quarta-feira, maio 16, 2007

 

Destaque 2

Em Codeçoso: "Tia" Claudina completou 100 anos
O dia de segunda-feira, 14 de Maio, foi diferente para a pacata aldeia de Codeçoso, freguesia de Meixedo, do nosso concelho. Tudo porque Claudina Alves Rosa, apelidada carinhosamente por todos de "Tia Claudina dos Esteves" ou "do Eirão", completou 100 anos de vida, e tive direito a uma merecida festa, organizada pelos seus filhos, e para a qual toda a população da aldeia foi convidada.
As comemorações começaram logo pelas 10h30m com uma missa na bonita capela da aldeia, que foi pequena para tanta gente. O padre Victor, pároco da freguesia, lembrou que esta era uma missa diferente, sobretudo de agradecimento por este dia ter sido possível para a senhora Claudina e toda a família que vive momentos de enorme alegria.
Terminada a missa e tiradas as fotos da praxe na capela, a população deslocou-se para casa do filho João, onde a Tia Claudina vive há muito anos com a sua neta Arminda, e onde foi servido um lanche matinal a todos os presentes. Aqui decorreu também um dos momentos altos do dia com o directo da RTP para o programa Praça da Alegria, onde a Avó Claudina teve direito aos parabéns e beijos do famoso apresentador Hélder Reis, além dos Parabéns muito bem cantados, e em várias línguas, por todos os presentes.
As comemorações deslocaram-se depois para a vila de Montalegre onde foi servido o almoço no Hotel Quality Inn para as mais de 150 pessoas convidadas. Além do almoço durante a tarde houve sempre muita emoção e animação com a presença de um tocador de acordeão. Os momentos altos, e que muitos comoveram os familiares mais próximos, foram a projecção filmes com fotos da família, a oferta de várias lembranças, alguns discursos de louvor a esta grande barrosã e os muitos poemas que lhe foram dedicados. A festa durou até tarde mas a Tia Claudina aguentou muito bem e sempre com a boa disposição e enorme sorriso que a caracterizam.
Claudina Alves Rosa nasceu já na longínqua data de 14/5/1907 num lar de 13 irmãos, sendo 7 rapazes e 6 raparigas. Na festa estiveram também presentes o irmão Francisco e a irmã Joaquina, ambos na casa dos 90 anos (Foto em baixo). É viúva de João Esteves (28/12/1908 – 5/1/1983) de quem teve 6 filhos: 2 rapazes e 4 raparigas (foto em cima), e que já lhe deram 21 netos, 25 bisnetos e uma trineta, espalhados por várias partes do mundo, sobretudo no Estados Unidos da América, França e Portugal.
Os filhos organizaram esta bonita festa e deslocaram-se todos com as suas famílias à terra natal para homenagear a mãe, que por sua vez fez toda a vida na sua aldeia, que muito ama e que fez questão de a homenagear. A Tia Claudina é uma pessoa que encanta pela sua boa disposição, como provou a todos os que viram a Praça da Alegria da RTP. Apesar da bonita idade que já ostenta ainda tem uma lucidez rara, além de ainda ajudar nas lides da casa e fazer renda, o seu passatempo favorito.
Em nome do jornal "O Povo de Barroso" aqui lhe endosso mais uma vez os parabéns, que também são para a família que de forma tão brilhante lhe preparou esta merecida homenagem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Locations of visitors to this page Ponte Misarela